A notícia é oficial. O Parauapebas Futebol Clube (PFC), não irá participar da Segunda Divisão do Campeonato Paraense de Futebol, a “segundinha 2024”. A informação foi confirmada ao Portal Pebinha de Açúcar pelo presidente do “Gigante de Aço”, Cleiton Soares.
O motivo? O time de Parauapebas está sem condições financeiras para arcar com a folha de pagamento de atletas, comissão técnica e até mesmo custos de viagens e hotelaria durante a competição.
No dia 10 de julho o Parauapebas Futebol Clube chegou a ser inscrito na Federação Paraense de Futebol (FPF) para disputar a competição que vale vaga para a elite do futebol paraense, porém, na última terça-feira (16), Cleiton Soares protocolou a desistência da equipe. “É melhor não marcar presença na segundinha deste ano, do que passar vergonha, como não conseguir participar dos jogos, bancar atletas e viagens, por exemplo”, relatou o presidente do PFC.
Questionado pela equipe de reportagens do Portal Pebinha de Açúcar sobre os convênios firmados com a Prefeitura de Parauapebas, através de emendas parlamentares, Cleiton Soares afirmou que quando os valores são destinados ao PFC, são para projetos de escolinhas de futebol e não para o time profissional. “As pessoas chegam a confundir, mas o dinheiro que vem das emendas parlamentares não são usados para bancar o time profissional”, disse o presidente do Parauapebas Futebol Clube, que afirmou que para o ano que vem, o time irá tentar trabalhar com convênios federais.
“É com muita tristeza no coração, mas infelizmente iremos ficar de fora da Segunda Divisão do Campeonato Paraense de Futebol neste ano, afinal nossa saúde financeira não está bem e precisamos honrar com alguns compromissos que fizemos”, finaliza Cleiton Soares.
Apesar do Parauapebas Futebol Clube ficar de fora da segundinha deste ano, a “Capital do Minério” terá outras duas equipes representando a cidade, é o Clube Atlético Paraense (CAP) e o Carajás Esporte Clube (CEC).
Sobre a competição
Conforme decidido no congresso, a Série B1 terá seu início no dia 30 de agosto. A edição contará com a participação de 18 clubes, incluindo 14 remanescentes da temporada anterior, dois rebaixados da elite estadual de 2023 e mais dois promovidos da Série B2 do Parazão, que está na fase semifinal (Tesla, Amazônia, Pedreira e Fonte Nova continuam vivos no campeonato).
O formato da competição segue o padrão do ano anterior, conforme o estatuto do torcedor. Na primeira fase, os 18 clubes serão divididos em quatro grupos, sendo dois com cinco equipes e os demais com quatro. Os dois melhores de cada grupo avançam para as quartas de final.
As fases subsequentes serão disputadas em jogos de ida e volta. Nas quartas de final, as equipes que terminaram em primeiro lugar em seus grupos terão a vantagem de decidir em casa o segundo jogo.
Os quatro vencedores avançam para as semifinais, e os dois vencedores desta fase conquistarão o acesso ao Campeonato Paraense de 2025.
Confira abaixo a composição dos grupos:
Grupo A: Vila Rica, São Raimundo, União Paraense, Capitão Poço e Paragominas
Grupo B: Santos, Sport Belém, vice-campeão da B2 e Paraense
Grupo C: Izabelense, Pinheirense, Esmac e campeão da B2
Grupo D: Itupiranga, Independente, Atlético Paraense, Carajás