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Pré-matrícula da rede estadual de ensino do Pará já conta com milhares de inscritos

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Desde a última segunda-feira (14), milhares estudantes foram pré-matriculados na pré-matrícula para novos alunos na rede de escolas públicas estaduais em 2017. Os estudantes e pais ou responsáveis por alunos interessados em ingressar na rede estadual podem providenciar a pré-matrícula por meio do Portal Seduc (www.seduc.pa.gov.br), a qualquer hora, ou pela Central de Atendimento (0800 280 0078), das 8 às 18 horas, de segunda à sexta-feira.

O período para esse procedimento terminará no dia 1 º de janeiro de 2017. A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) oferta 250 mil vagas para novos alunos. Nos finais de semana e feriados, o atendimento ao público será mantido no Portal Seduc. Para realizar a pré-matrícula, os interessados devem informar os seguintes dados: nome completo, data de nascimento, nome da mãe e endereço completo. Também é preciso informar se é atendido por algum programa social, como Bolsa Família, ou se recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC), no caso de alunos com deficiência.


Como orienta a coordenadora de Matrícula da Seduc, Suely Domont, é importante que os responsáveis pelos estudantes não deixem para o último momento para garantirem a reserva de vaga para seus filhos, de vez. Nos últimos dias, a procura é muito grande, o que acaba deixando o sistema mais lento.

Confirmação – Na confirmar a matrícula, fase mais importante do processo, os alunos ou responsáveis deverão comparecer à escola na qual se inscreveram, no período de 2 a 4 de janeiro, portando os seguintes documentos: Certidão de nascimento ou casamento (original e cópia); Histórico Escolar ou ressalva (original); Comprovante de residência (cópia); duas fotos 3×4 (idênticas e recentes); Certificado (original e cópia) ou Atestado de Conclusão do Ensino Fundamental (original e cópia) para os alunos que cursarão o Ensino Médio; Comprovante de trabalho para o aluno do período noturno.

Os novos alunos com deficiência confirmarão a matrícula no dia 2 de janeiro. Deverão apresentar os documentos obrigatórios e documento que comprove a deficiência do estudante. A não apresentação deste documento não impede o aluno de efetivar a matrícula.

O dia 3 de janeiro está reservado para a confirmação de matrícula dos novos alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª à 4ª etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA) Ensino Fundamental. No dia 4 será a confirmação de matrícula dos estudantes do 1º ao 3º ano do Ensino Médio Regular e 1ª e 2ª etapa do EJA Médio. De 12 a 13 de janeiro será efetuada a matrícula, na própria escola, de novos alunos sem a pré-matrícula e de estudantes com deficiência.

Para os alunos que já fazem parte da rede estadual, a rematrícula é automática. O processo de remanejamento e transferência desses alunos será realizado a partir do resultado final do ano letivo de 2016, previsto para o final de fevereiro. O início do ano letivo de 2017 está previsto para o mês de março.

Reportagem: Eduardo Rocha / Eliane Cardoso

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