Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Prefeita de Canaã participa da III Marcha em Defesa dos Municípios do Pará

A prefeita de Canaã dos Carajás, Josemira Gadelha, participou nesta terça-feira (14) da III Marcha a Belém em Defesa dos Municípios, evento realizado na capital do estado, e que reuniu cerca de 100 prefeitos do Pará. O encontro trouxe especialistas e gestores públicos para debater os desafios e potencialidades das cidades do estado, e contou com a presença do governador Helder Barbalho.

“Estamos juntos para debater sustentabilidade, desenvolvimento, pautas que são comuns a todos os municípios. Nós temos muito a contribuir um com o outro e com o estado. A presença do governador abrilhantou porque esse apoio a todos nós prefeitos faz toda a diferença. O municipalismo é uma orientação que reconhece a importância de cada cidade, suas peculiaridades e potenciais, para a construção do estado do Pará. Estado grande e forte precisa dar atenção e apoio aos seus municípios”, destacou a prefeita de Canaã.

O objetivo do evento, promovido pela Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (FAMEP), é proporcionar um espaço para a discussão das demandas municipais, envolvendo prefeitos, senadores, deputados federais, deputados estaduais e técnicos municipais. “Tive a satisfação de estar prefeito de Ananindeua por oito anos. Certamente foi um passo fundamental, pois sei que, na condição de governador, devo valorizar cada município deste estado para a construção de políticas públicas que possam transformar a vida da nossa população. Falo isso por convicção. A relação é de parceria, acima de tudo. As pessoas não vivem no estado, as pessoas vivem nas cidades. Por isso é tão fundamental fortalecer o protagonismo de cada cidade”, declarou o governador Helder Barbalho.

Josemira destacou a importância da cooperação entre os municípios

 

A programação trouxe especialistas que ministraram palestras sobre temas como empreendedorismo, cidades sustentáveis, desenvolvimento estratégico, e modernização e digitalização dos processos municipais. Além disso, na ocasião também houve o lançamento do Prêmio “FAMEP Destaque Municipal Governança e Gestão 2023”, uma parceria entre FAMEP, Ministério da Economia e Ministério Público do Estado do Pará (MPPA).

A partir do encontro em Belém, serão definidas pautas prioritárias que serão apresentadas pelo presidente da FAMEP e prefeito de Santarém, Nélio Aguiar e pelos presidentes das Associações e Consórcios Regionais para a Bancada Paraense, em Brasília, durante a Marcha Nacional dos Municípios que acontecerá no período de 27 a 30 de março.

Mais políticas sociais

Com o maior PIB do Pará, Canaã dos Carajás é uma das cidades mais prósperas do Norte. O município tem atuado com protagonismo regional e pretende apontar, na Marcha Nacional, a necessidade do fomento a políticas sociais voltadas aos municípios mineradores. “Nós, que somos municípios mineradores, que temos uma alta arrecadação, precisamos estar atentos e comprometidos com as questões socioeconômicas. Enfrentamos fenômenos migratórios: todos os dias recebemos populações de outras cidades, outros estados, que buscam se estabelecer em Canaã. Isso nos traz desafios porque precisamos gerir serviços públicos e garantias de direitos a essas populações que vêm de fora. Então nosso desafio diz respeito ao desenvolvimento de políticas sociais, e é sempre importante levar essas demandas ao debate, para o tratamento, acolhimento, trabalho que essas populações migratórias necessitam”, destaca Josemira Gadelha.

O governador Helder Barbalho destacou a relevância de que cada gestor municipal do Pará construa as pautas prioritárias que devem ser compartilhadas junto aos gestores estaduais e debatidas em âmbito nacional. “No momento em que se oportunizam encontros dessa natureza, permite-se que experiências sejam multiplicadas e soluções sejam debatidas. Pautem o governo sobre os desafios de cada região para ações que possam criar ambientes mais prósperos e benéficos à população”, declarou. “Queremos aperfeiçoar o ambiente institucional do nosso estado. Por isso criamos a Secretaria das Cidades nessa segunda gestão, para fortalecer o associativismo e municipalismo. Vamos retomar o Governo Itinerante para verificar o que foi realizado, o que está travado e o que precisa ser feito. Diagnosticar prioridades. E os prefeitos são os que podem me dizer quais são as prioridades de cada cidade. Vocês que sabem o que é fundamental para cada município”, completou o governador.

 

Qual sua reação para esta matéria?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Leia também no Portal Pebinha de Açúcar:

Deixe seu comentário