Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Prefeito Adonei detalha programação do aniversário de Curionópolis

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Foto: Iarla Oliveira

Um mês recheado de atrações irá marcar o aniversário de Curionópolis. Um município que surgiu apenas como uma vila, nos tempos áureos de Serra Pelada, o maior garimpo a céu aberto do mundo.

Assim, a vila, que, por ser situada no quilômetro 30 da PA-275, recebeu inicialmente o apelido de “Trinta”, ganhou vida própria, vindo a ter sua emancipação política no dia 10 de maio de 1988, data quando passou a se chamar Curionópolis.


Com isso, a vila por se tornar cidade começou a ganhar força com a chegada de economias alternativas, com ênfase na agricultura e agropecuária. Hoje, com a chegada de uma administração de visão futurística, diversas tendências econômicas vêm ganhando força graças ao incentivo do atual governo que, além de melhorar as estradas e pontes, oferece treinamentos e qualificação para produtores de diversos setores.

Esse modelo administrativo já vem colhendo resultados com evidentes sinais de melhora na economia, atraindo de volta muitas pessoas que haviam deixado a cidade para morar em outros lugares, e outras que escolheram Curionópolis para morar ou investir.

É com essa força que Curionópolis completará 31 anos de emancipação política, tendo, nos últimos anos, transformado as comemorações em alternativas econômicas que tem, além de atraído público de vários municípios, sido oportunidades para que muitas pessoas pratiquem comércio de produtos e serviços, fomentando a renda familiar e também do município.

Este ano, por exemplo, a movimentação em torno das festividades alusivas ao aniversário da cidade tendo envolvido diversas secretarias municipais. Uma delas é a Secretaria Municipal de Educação que vem levando os estudantes ao circo; no dia 17 acontece a gincana que já é tradição e muito aguardada pelos estudantes.

Inclusa na programação, as comemorações do Dia das Mães é festejada em CurionópolisSerra Pelada,  onde além de atrações musicais, são sorteados diversos brindes.

 

Principais atrações – As atrações artísticas atenderão a todas as populações, católicas, evangélicas e outras. A abertura acontecerá na quarta-feira (8), com o show gospel com a cantora Cassiane; na quinta-feira (9), será a vez de Márcia Fellipe e a dupla Mateus e Kauan fazer seus shows; e na sexta-feira (10), Dia D da programação, haverá o show católico com Adiana Arydes.

No sábado, dia 11, é o ‘ponto alto’ do evento quando, no Ginásio Poliesportivo da Praça da Juventude, será cortado um bolo de 31 metros de comprimento, uma referência ao número de anos que o município comemora. Na tarde do mesmo dia, haverá corrida de cavalos, com a presença de cavaleiros e amazonas de vários municípios paraenses e até de outros estados, além de berranteiros.

A festa continua no domingo, dia 12, com a realização do grande Motocross, uma modalidade que vem crescendo no município, em premiação, organização e participação. “Esse ano o município fez um apoio direto de R$ 60 mil, tudo legalmente aprovado na Câmara Municipal através de Projeto de Lei”, explica Adonei Aguiar, dando por certo que o apoio a este evento fomenta várias iniciativas comerciais, o que gera emprego e renda.

Publicidade

Veja
Também