Publicidade

Prefeito corta bolo comemorativo aos 31 anos de Parauapebas e assina Ordens de Serviços

O dia 10 de maio está sendo de festa em Parauapebas, a começar pela manhã quando foi cortado o bolo de 31 metros, número alusivo aos anos de emancipação política do município.

O ato, com a presença de várias autoridades e muitos populares, aconteceu na Praça do Bairro Casa Populares I, local em que também foram assinadas Ordens de Serviços, inclusive da própria praça que abrigou o evento. “Não é apenas de shows e festas que estamos fazendo este momento. Mas, com várias obras para a melhoria da vida da população deste município. E não estamos sentindo que isso seja um presente para a população, mas, sim, que estamos fazendo apenas parte de nosso dever que é gerir bem os recursos públicos”, afirmou Darci Lermen, prefeito de Parauapebas.


No local foi oferecido ainda serviços de saúde (pela SEMSA) e oficinas de crochê, bordado e pinturas (pela SEMMU).

À tarde, no bairro Betânia, foram assinados outras várias Ordens de Serviços, entre elas: bloqueteamento, drenagem, canalização e pavimentação asfáltica, do alto do bairro Betânia, na avenida Serra Azul e suas proximidades; Passarela da rodovia PA-160; da Avenida A, interligando o SAMU ao Residencial Alto Bonito; obras nos Bairros Beira Rio II e Jardim Canadá II, com asfaltamento, drenagem, canalização, esgotamento sanitário; ampliação do serviço de abastecimento de água para o Residencial Alto Bonito.

Grande número de obras será iniciado – Ao todo, de acordo com o Secretário Municipal de Obras Wanterlor Bandeira, são mais de 22 ordens de serviços a serem apresentadas. E cita as obras de pavimentação da Avenida J, no bairro Jardim Canadá, que, segundo ele, já foram retomadas; devendo, nos próximos dias, as demais ruas receber pavimentação com asfaltamento, canalização, drenagem profunda e superficial.

A duplicação da Avenida Belém, entre as Ruas 5 e 11 também já foi iniciada, onde deverá ter o fluxo de trânsito será mudado o que facilitará muito a movimentação de carros maiores. O alto do bairro Liberdade também está recebendo bloqueteamento e pavimentação. Outra importante obra na periferia acontecerá no bBairro novo Brasil que estará recebendo em breve uma Praça.

Outra obra vultuosa é a duplicação da Rua E com a rodovia PA 275, onde serão construídas rotatórias e outros mecanismos de acesso para facilitar a entrada da cidade por aquela via, onde a construção de canteiros e ciclovias melhorando a circulação de pedestres.

Além da padronização das calçadas da Rua A, no bairro Cidade Nova, o serviço de tapa buracos também se iniciará breve, devendo ter várias equipes que trabalharão diuturnamente para que acelere a conclusão e depois para que continue mantendo as ruas sempre em boas condições.

A recuperação de várias praças também será iniciada nos próximos dias. Entre elas está a Praça a Mahatma Gandhi e a Praça do bairro Casas Populares que deverá receber novo modelo a exemplo do que está sendo feito na Praça Faruk Salmen.

 

Várias ruas de bairros periféricos receberão pavimentação asfáltica, alguns deles é o bairro Morada Nova e o Parque das Nações. “São bairros com muitos minadores e isso exige mais serviço de drenagem, devendo haver inclusive desapropriações para liberar áreas e permitir a execução dos serviços”, informou Wanterlor Bandeira.

Investindo no futuro – Na área de educação muitos investimentos serão feitos, com a construção de várias escolas, algumas já iniciadas e outras em fase final de processo para assinar as ordens de serviços; além de cinco creches sendo uma nos bairros APOEMA, Beira Rio II, Minérios, Cidade Jardim, além da creche do bairro Casas Populares II, com embargo na justiça aguardando apenas a liberação para ter as obras retomadas.

Investimentos para o homem do campo – Mas, não é apenas a população da cidade que será contemplada com a realização de obras e a recuperação de outras. A zona rural também receberá serviços de recuperação de estradas e pontes, danificadas pelos dois anos com intenso inverno. As estradas vicinais receberão quatro pontes em concreto, além das sete já construídas em concreto e duas em madeira. As vilas Sansão e Paulo Fonteles, respectivamente, receberão obras de pavimentação asfálticas nas ruas com meio fio e drenagem; e ainda nas vias que melhorarão o acesso. “Já está licitado também o asfaltamento da via que liga Parauapebas à vila Carimã; uma via com extensão de 35 quilômetros que, após asfaltada, reduzirá o problema no período de chuvas o que nos possibilitará focar a atenção em manter os ramais de acesso ou estradas secundárias”, planeja Wanterlor, contando que partir do dia 15 deste mês, 10 equipes serão distribuídas na zona rural para fazer um serviço de qualidade no sentido de suportar o próximo período chuvoso.

As obras, em sua maioria, conforme relatos de Wanterlor Bandeira, trarão melhorias para a vida da população de bairros periféricos, entre eles, bairro Ipiranga, bairro Tropical, Liberdade, Nova Vida I, Nova Vida II, Complexo de Bairros da VS 10 e Complexos de Bairros Altamira.

Além de obras, ele conta que há outros problemas para resolver na cidade, citando como exemplo os burocráticos em loteamentos irregulares, onde precisam também inserir serviço de transportes público, transporte escolar além de inserir os serviços essenciais que são educação, saúde, saneamento e toda infraestrutura. “A ideia é que, com a chegada do verão, tudo saia do papel se tornando frentes de serviços. Sendo elas no bairro Tropical/Ipiranga que deverão receber R$ 25 milhões em serviços de drenagens, canalização e asfalto e em outros pontos da cidade fazer obras de humanização”, contou Wanterlor, detalhando.

Quanto às áreas que, costumeiramente, sofrem ações das chuvas formando alagamentos, o secretário de obras explicou que estão todas inclusas no PROSAP, devendo passar por drenagens que trará de vez a solução para o caso. A exemplo do Mercado Municipal do Bairro Rio Verde e diversos outros pontos da cidade.

Compartilhe essa notícia

Tags

Veja também

Pebinha de Açúcar Comunicação e Marketing
LTDA-ME – CNPJ: 05.200.883.0001-05
Parauapebas – Pará – Brasil
(94) 99121-9293 (whatsapp) | (94) 98134-2558

Acompanhe o Pebinha nas redes sociais

Copyright © Pebinha de Açúcar – 2018. Todos os Direitos Reservados.

Fechar Menu