Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Prefeito de Canaã dos Carajás diz que projeto S11D é mais expectativa do que realidade

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Durante entrevista exibida na manhã desta quinta-feira (24) no Programa Alerta 96 da Rádio Arara Azul FM, o prefeito do município de Canaã dos Carajás Jeová Andrade, disse ao radialista Elson Brito que o Projeto S11D da mineradora multinacional Vale é mais expectativa do que realidade.

O gestor do município de Canaã que fica localizado a cerca de 70 KM de Parauapebas se disse preocupado com o grande número de pessoas que desembarca diariamente na cidade em busca de empregos no Projeto Mineral S11D.


“Esse projeto é mais expectativa do que realidade. O S11D trata-se de um projeto moderno que não requer quase mão de obra na sua aplicação. No pico do projeto o número de contratados chegou a 20 mil, porém, depois de implantado, esse número ficará em torno de 2.500 trabalhadores. Temos grande preocupação, até porque já temos muita gente desempregada e várias outras pessoas estão na ilusão que chagando aqui em Canaã, serão empregadas, e isso não é verdade, é apenas ilusão”, relatou Jeová Andrade.

Jeová Andrade - Prefeito de Canaã dos Carajás
Jeová Andrade – Prefeito de Canaã dos Carajás

Outras alternativas

Perguntado pelo radialista Elson Brito se o município de Canaã está trabalhando para que a economia local não dependa exclusivamente da mineração, Jeová Andrade foi enfático e disse que a sua administração vem sim buscando vias alternativas para potencializar a economia. “Estamos de pé no chão trabalhando para estruturar essa cidade, ainda falta muita coisa, mas estamos tentando alternativas. Vamos instalar em breve o nosso Distrito Industrial para receber várias empresas, estamos lutando para que a Rodovia do Posto 70 seja asfaltada e paralelo a isso estamos com grande incentivo aos projetos de produção de grãos, agricultura, apicultura e piscicultura, afinal, não podemos ficar de braços cruzados esperando apenas a mineração. O minério está em abundância agora, porém, um dia ele vai acabar e a Vale pode deixar de explorar esse minério aqui e explorar mais próximo da China ou Japão”, disse o prefeito de Canaã dos Carajás.

Sobre o projeto

Localizado em Canaã dos Carajás, o S11D é o maior projeto de minério de ferro da história da mineradora Vale e vai exigir investimentos de mais de US$ 16 bilhões, incluindo a logística, e entrará em operação no fim de 2016.

Reportagem: Bariloche Silva – Da Redação do Portal Pebinha de Açúcar

Publicidade

Veja
Também