Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Prefeito de Canaã solicita vistoria nas barragens do município

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Barragem da Mina do Sossego em Canaã dos Carajás

Tendo em vista a preocupação dos moradores de Canaã com a recente tragédia ocorrida na cidade de Brumadinho, em Minas Gerais, o prefeito Jeová Andrade, em viagem a Belém, protocolou um ofício na Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, solicitando uma minuciosa vistoria nas barragens de rejeito minerais existentes no município.

O principal objetivo do gestor de Canaã é que os órgãos competentes façam uma avaliação de risco nas barragens, previnam tragédias e, por consequência, tranquilizem a comunidade. O documento foi protocolado esta semana na Semas e também encaminhado para o Ibama e para a Agência Nacional de Mineração (ANM).


O prefeito explicou o pedido de vistoria. “O mundo tem assistido estarrecido à tragédia ambiental que aconteceu em Minas; essa é a segunda que ocorre em um espaço muito curto de tempo, o que acaba preocupando a todos. Em Canaã, a gente percebe que não é diferente e, por isso, uma avaliação criteriosa é fundamental neste momento”.

Jeová falou sobre as barragens em Canaã. “A nossa cidade tem grandes projetos minerais e há barragens existentes no município. A Vale afirmou que a situação está sendo monitorada e que não há risco, entretanto, para evitar uma calamidade pública no futuro, é imprescindível essa vistoria e a ideia é que ela aconteça o quanto antes, até para tranquilizar a sociedade. A mineração é importante para a nossa economia e acredito que é possível aliar o desenvolvimento com a preservação ao meio ambiente”.

O prefeito também afirmou que os órgãos de vistoria terão apoio logístico e de pessoal no suporte às equipes de trabalho.

Publicidade

Veja
Também