Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Prefeito de Parauapebas apresenta iniciativa em educação indígena à rainha do Qatar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

O prefeito Valmir Queiroz Mariano recepcionou nesta manhã, no aeroporto de Carajás, a sheikha (título que equivale à rainha) Mozah Bint Nasser Al Missned que veio ao município conhecer a iniciativa da educação indígena e reforçar o Pacto pela Educação do Governo do Estado. Ao lado do Governador Simão Jatene, Valmir Mariano e Mozah Bint Nasser Al Missned partiram para a aldeia Djudjêko, que está localizada dentro dos limites de Parauapebas.

Mozah Bint Nasser Al Missned que além de ativista política, é também presidente da Qatar Foudation, órgão que desenvolve ações sociais na área da educação, ciência e desenvolvimento comunitário para os moradores do Qatar. A rainha também é fundadora da Organização Não Governamental Education Above All, que promove o direito à educação em áreas afetadas ou ameaçadas por crises, conflitos e guerras, contribuindo para o desenvolvimento humano em diversos países do mundo.


De acordo com o prefeito, a rainha ficou impressionada com o trabalho direcionado à comunidade indígena da aldeia, onde a Prefeitura inaugurou, há dois meses, a escola de ensino fundamental Moikô Xikrin. Como forma de reforçar o respeito à cultura indígena, a rainha sugeriu a adequação do material didático à língua do povo Xixrin. “É importante levar cultura a essas comunidades de forma que haja valorização às suas origens”, declarou Valmir Mariano.

Quando perguntado sobre o papel da prefeitura para melhoria na educação, o prefeito afirmou que há intenção de município e estado firmarem uma parceria para construção de uma escola de Ensino Médio na aldeia e assim oferecer mais oportunidade de educação aquela comunidade. Por meio da Qatar Foundation, com apoio de estado e município, a rainha pretende viabilizar a informatização para avançar ainda mais o trabalho de educação na aldeia.

A sheikha Mozah Bint Nasser Al Missned retornou à Belém esta tarde e deverá seguir de volta ao Qatar nessa quarta-feira (18).

O Pacto
O Pacto pela Educação do Pará é um esforço liderado pelo Governo do Estado e conta com a integração de diferentes setores e níveis de governo, da comunidade escolar, da sociedade civil organizada, da iniciativa privada e de organismos internacionais, com o objetivo de promover a melhoria da qualidade da educação no Pará e, assim, tornar o Estado uma referência nacional na transformação da qualidade do ensino público.

A proposta é aumentar em 30% o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em todos os níveis: Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio, num período de cinco anos, feito inédito para todos os estados brasileiros.

Reportagem: Lisane Bitencourt e Anderson George / Foto: Anderson Silva

Publicidade

Veja
Também