Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Prefeitos Darci, Jeová e Adonei decidem sobre regionalização da saúde

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

O prefeito de Parauapebas, Darci Lermen, acompanhado dos prefeitos de Canaã dos Carajás, Jeová Andrade, e de Curionópolis, Adonei Aguiar, assinou nesta quinta-feira, 30, uma Carta de Intenções para a criação de um Consórcio Público de Saúde. Na reunião, que aconteceu na Secretaria de Estado da Saúde Pública do Pará  (Sespa), em Belém, também contou com a presença do promotor de Justiça do Estado, Hélio Rubens.

O documento tem por objetivo viabilizar a implementação de ações do Governo do Estado nos três municípios. No mesmo momento foram formadas duas comissões: a de Condução do Processo Legal de Constituição do Consórcio e a de Estudo de Viabilidade Técnica e Financeira e Identificação dos Serviços a Serem Consorciados com membros dos municípios e Sespa. A secretária adjunta de Gestão de Políticas de Saúde, Helena Guimarães, coordenará o trabalho das comissões.


As comissões devem avaliar o modelo de regionalização do Hospital Geral de Parauapebas (HGP). A proposta é o que os serviços sejam regionalizados. A manutenção do hospital deverá ser custeada com recursos do governo estadual, municípios pactuados no consórcio e da produção de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, o HGP possui a maior estrutura da região atendendo pacientes de Canaã dos Carajás, Curionópolis, Eldorado do Carajás e de outras cidades.

Publicidade

Veja
Também