Aproximadamente R$ 14 milhões é o valor dos recursos que mensalmente é injetado na economia de Canaã dos Carajás pela Prefeitura Municipal, isto porque, além do pagamento do seu quadro de servidores, que este mês de março foi de mais de R$ 5 milhões, a Prefeitura também tem como fornecedor base, na maioria de seus consumos, que vai desde o material de expediente à aquisição de equipamentos técnicos, o próprio mercado local.
A informação foi divulgada pelo Secretário de Finanças Agnaldo Pereira da Costa. Segundo ele o pagamento em dia dos servidores, bem como as compras que a Prefeitura faz no comércio local, caracteriza um expressivo aquecimento na economia de Canaã dos Carajás, atitude que o governo Você Fazendo Parte entende que é fundamental para que o comércio do município seja cada vez mais fortalecido.
Agnaldo disse, entretanto, que nem sempre foi assim. O Poder Público nem sempre teve esse senso de responsabilidade, de valorizar tanto a economia local, quanto o servidor publico dessa forma. “O governo Você Fazendo Parte já está no décimo quinto mês de gestão e até hoje não deixou de pagar os salários no último dia de cada mês ou até, no máximo, dia 1º do mês subsequente, embora a legislação nos permita pagar até no quinto dia útil do mês subsequente, isso demonstra o grande compromisso que o Prefeito Jeová Andrade tem para com o servidor, proporcionando com que cada um mantenha sua contabilidade em dia e a sua autoestima elevada”, disse Agnaldo.
Em relação aos comerciantes que reclamam de estagnação econômica do comércio e falta de parceria para com a Prefeitura, Agnaldo disse que já foi Presidente da Associação Comercial de Canaã dos Carajás e sabe que muitos comerciantes precisam se adequar melhor à legislação, para firmar negociações com o Poder Público “Temos que nos preparar para o avanço de Canaã. Muitas vezes as empresas daqui não estão qualificadas para participar de uma licitação, trabalhando sem os devidos documentos, por exemplo, e isso não é solicitado na hora de firmar uma parceria só com Prefeitura, mas, principalmente, as grandes empresas privadas também fazem a mesma exigência para contratar seus prestadores de serviços e fornecedores. Inclusive, o comerciante tem que aproveitar a oportunidade de crescimento do município para procurar a Associação Comercial ou a própria Prefeitura para regularizar sua situação e estar sempre preparado”, disse Agnaldo.
“Nossa arrecadação também está se modernizando e pretendemos até julho estar com o sistema de Nota Fiscal Eletrônica. Hoje já temos consultas de certidões negativas por intermédio do portal da Prefeitura, o nosso objetivo é facilitar a vida do contribuinte”, destacou Agnaldo.
Sobre o IPTU Agnaldo disse que o cidadão canaense realmente está acreditando no governo Você Fazendo Parte, isto os próprios dados de arrecadação é que comprovam que “Tivemos um aumento muito expressivo em nossa arrecadação local, denotando que o povo está tendo consciência de que a Prefeitura está fazendo sua parte e fará ainda muito mais”, encerrou Agnaldo.