Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Prefeitura de Paragominas lança “Rota da Leitura”

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Em Paragominas, o Projeto “Rota da Leitura” propõe a ideia e foi lançado esta semana, no Teatro Reinaldo Castanheira.

O projeto é desenvolvido pela Prefeitura de Paragominas, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo, Desporto e Lazer (SECULT), em parceria com a empresa de Transportes Caliman. A instituição detém a concessão municipal do transporte público e, após o lançamento este mês, a programação com as obras literárias estará à disposição nos coletivos.


Segundo a Secretária Municipal de Cultura, Aparecida Luciano, a proposta é o ponta-pé inicial para tornar Paragominas a “cidade da leitura”. Para Aparecida, o “Rota da Leitura” chegou em um momento especial e se une a outras iniciativas tocadas pela prefeitura, que incentivam o hábito de ler.

“Hoje, todas as ações da Prefeitura que envolvem crianças, principalmente, possuem uma atividade com leitura e contação de histórias. Temos uma vida cultural bastante movimentada aqui em Paragominas e a literatura está muito presente, com saraus literários, concursos literários; enfim, entendemos que o serviço público também é este”, ressalta a Secretária.

O prefeito Paulo Tocantins afirma que a iniciativa não irá despertar a paixão pela leitura apenas em crianças e adolescentes, visto que, disponível para o usuário do transporte público, aumentará o raio de atuação atingindo pessoas de todas as idades. “Como o Rota da Leitura não irá apenas disponibilizar a obra nos ônibus, mas interagir com o passageiro. Acredito que despertaremos essa paixão a um grande número de pessoas que serão multiplicadoras da iniciativa e, assim, com certeza em pouco tempo, Paragominas será a cidade da leitura”, comemora Tocantins.

Além da programação, que será realizada diariamente dentro dos coletivos e à disposição das obras, dois ônibus serão plotados com a logo do Rota da Leitura, como forma de sinalização do projeto. Para Thiago Caliman, diretor da Transportes Caliman, a iniciativa vem somar à missão da empresa de fomento ao desenvolvimento social e pessoal. “Nós incentivamos nossos colaboradores a ler e agora, vamos participar de um movimento que incentivará o usuário de ônibus a ler”, afirma Thiago.

Publicidade

Veja
Também