Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Prefeitura de Paragominas realiza Sarau Literário

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Vinte e nove escolas da Rede Municipal participam do evento, organizado pela Prefeitura de Paragominas, por meio da Secretaria Municipal de Educação.

Idealizado pela professora de Língua Portuguesa, Aparecida Luciano e atual Secretária de Cultura de Paragominas, o Sarau ganhou corpo com o passar do tempo. O primeiro evento aconteceu em 1998 e de lá pra cá foi evoluindo. Aparecida relembra que fazia esses pequenos espetáculos nas suas aulas de português, quando ainda lecionava na rede municipal. Levou à secretaria a ideia de expandir para todas as escolas, o que foi aceito de pronto. Hoje o Sarau é tão aceito que agora é realizado em várias escolas do município de forma independente. “Vejo o Sarau como um momento mágico para os alunos. Um momento de descoberta, onde podemos incentivar e despertar para o bom hábito da leitura”, afirma a secretária.


Na programação, teatro, música, recital de poemas e até um coral de Libras que promete emocionar. Os alunos da Escola Maria da Silva Nunes irão cantar a música do grupo “Tribalistas”, “Amor, I Love You”, na Linguagem Brasileira de Sinais, como forma de mostrar o trabalho realizado com alunos especiais.

Para o professor de Língua Portuguesa e coordenador da SEMEC, Claudei Madalena de Souza, realizar o Sarau Literário é um grande desafio, pois o objetivo maior é tornar as obras literárias conhecidas e o melhor, bem quistas pelos alunos. “Em um mundo onde a informação é vasta, com ferramentas mais atrativas, como a internet e a febre dos tablets e smartphones, despertar nos alunos o gosto de abrir um livro e lê-lo é um desafio enorme. Por isso, cada vez mais pensamos em eventos que envolvam a comunidade estudantil, convidando-a a um ‘mergulho’ pelo mundo das letras, ao conhecimento das nossas escolas literárias, ajudando a formar pessoas melhores”, diz Claudei.

De acordo com a Secretária de Educação, Mozimeire Costa, além das 29 escolas da Rede que irão participar, haverá também a participação da Escola Estadual de Ensino Médio Guilherme Gabriel, que vai encenar o “Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna. “As obras literárias precisam ser conhecidas pelos nossos jovens e, por meio do Sarau, encontramos uma excelente alternativa para envolve-los neste ambiente de aprendizagem”, finaliza a Secretária.

Publicidade

Veja
Também