Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Prefeitura de Parauapebas cria Coordenadoria Municipal da Pessoa com Deficiência

Obedecendo aos protocolos de prevenção à covid-19, o prefeito Darci José Lermen (MDB) inaugurou no início da tarde desta quarta-feira (26) a Coordenadoria Municipal da Pessoa com Deficiência. A cerimônia ocorreu no auditório da prefeitura, com as presenças do vice-prefeito João do Verdurão, secretários municipais, vereadores, deficientes físicos e alguns populares.

Criada pela Lei Municipal nº 4.897/20, de 22 de setembro de 2020, a coordenadoria é mais uma ferramenta no apoio às lutas pela garantia dos direitos da pessoa com deficiência no município.

A luta pela instalação do órgão é antiga e vem desde 2008, quando pais e amigos começaram a atuar no “Movimento de Luta pelos Direitos das Pessoas com Deficiência de Parauapebas e Região”.

A nova repartição pública será administrada por Edivaldo Ribeiro Lima (coordenador-geral), José Monteiro dos Santos (coordenador administrativo), Vanúbia Oliveira (Departamento de Projetos de Inclusão e Acessibilidade) e por Geová Rodrigues Botelho (Departamento de Ações e Acessibilidade).

 

Discursos
Ao fazer uso da palavra, Edvaldo Lima destacou que a expectativa dele é que a instituição venha trazer melhorias para as pessoas que vivem com deficiência, “até porque a coordenadoria é um órgão do governo municipal que vem para trabalhar junto às secretarias municipais”.

Segundo ainda Edvaldo Lima, que é deficiente visual, o acesso à coordenadoria tem que ser para toda a população, seja para pessoas com deficiência ou não, pois o órgão vai traçar diretrizes junto ao governo com ações efetivas voltadas para atender pessoas com alguma deficiência.

Edvaldo Lima

 

Por sua vez, Geová Rodrigues, que é cadeirante, salientou que a expectativa dele é que com a criação da coordenadoria o poder público possa desenvolver atividades laborativas e esportivas para pessoas com deficiência, incluindo-as na vida social.

“Isso é um avanço muito grande para nosso município. Só temos que agradecer a todos que lutaram para que esta coordenadoria fosse criada, para defender os direitos da pessoa com deficiência. Parauapebas aos poucos vai servindo como cidade modelo na busca de políticas públicas que atendam pessoas com alguma deficiência”, frisou Geová Rodrigues.

Geová Rodrigues

 

Cleideane Braz Mesquita, secretária municipal de Assistência Social, assegurou que a Coordenadoria Municipal da Pessoa com Deficiência vai executar projetos voltados ao público que tenha alguma deficiência e vem buscando melhores qualidades de vida para ser inserido no mercado de trabalho, entre outros direitos.

“A Secretaria Municipal de Assistência Social [Semas] esteve sempre à frente para alavancar no município direitos àqueles que mais precisam, e por isso foi criada essa coordenadoria”, explica a secretária.

Por último, o prefeito Darci Lermen enfatizou que, “para nós, o deficiente físico é uma pessoa inteira, pois uma pessoa que anda em cadeira de roda ou é guiada por outra não deixa de ser um ser humano. Às vezes, por falta de civilidade, não entendemos o valor das pessoas com alguma deficiência”.

O gestor municipal garantiu que, com a instalação da coordenaria, o deficiente vai ter espaço próprio e se tornar protagonista, onde ele vai poder comandar e aplicar políticas públicas necessárias para ter qualidade de vida melhor, “porque ninguém melhor que o próprio deficiente para dizer o que falta para que ele possa ser uma pessoa na sua plenitude”.

De acordo ainda com Darci Lermen, a coordenadoria vai ajudar muito na melhoria de qualidade vida das pessoas com deficiência. Por fim, ele afirmou que seu governo trabalha para fazer de Parauapebas uma cidade inclusiva e acessível.

Prefeito Darci Lermen (MDB)
Qual sua reação para esta matéria?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Ei, Psiu! Já viu essas?

Deixe seu comentário