Em 2015, a Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Obras (Semob), realizou diversos serviços de infraestrutura na zona rural. As comunidades ao longo da PA União receberão várias dessas benfeitorias.
Vários pontos da PA União estão sendo alargados para comportar o fluxo de caminhões. Um serviço há muito esperado por caminhoneiros que utilizam essa estrada, bem como pelos colonos da região. Mais de 20 km dos 45 km de via da localidade já foram reparados com alargamento, encascalhamento e compactação do solo.
Em época de chuva, o rio Gameleira recebe um grande volume de água, o que quase sempre resulta em interrupção do trafego de veículos. Para solucionar o problema, a Semob retirou manilhas e construiu um segundo canal com uma segunda ponte de madeira.
A ponte já existente foi recuperada e o leito original aprofundado. Com essas medidas a capacidade de escoamento foi ampliada, aumentando a segurança e reduzindo riscos de danos às pontes.
Com o objetivo de minimizar os efeitos negativos do período chuvoso, um aterro de acesso às duas pontes de madeira com aproximadamente 400 metros de extensão foi providenciado. As dez manilhas retiradas foram realocadas ao longo desse aterro, interligando os dois lados da pista.
De acordo com o secretário de Obras, Plácido Faria, mesmo com a grande extensão da zona rural de Parauapebas, esses serviços têm se repetido em todas as localidades. “Temos uma grande zona rural com cerca de 4 mil quilômetros, mas temos nos empenhado para atender todos os cidadãos, não importando a distância”, garante.
Reportagem: Anderson George & José Ribamar