Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Prefeitura inaugura primeira escola em tempo integral de Canaã dos Carajás

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Centenas de pessoas, entre autoridades municipais e regionais, servidores públicos e moradores dos bairros Residencial Canaã e Nova Esperança I e II, participaram da cerimônia de inauguração da primeira escola em tempo integral da história de Canaã dos Carajás, realizada na tarde deste sábado (30). A obra foi concluída com recursos próprios da Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás.

A Escola Municipal Ronilton Aridal da Silva – Grilo funcionará das 7h às 17h e atenderá 650 alunos do 4º ao 9º ano. Além de funcionar em período integral, a unidade conta com o apoio da Polícia Militar, que será a responsável pela disciplina “Ordem Unida”. Entre as novidades trazidas para a escola, o ensino trilíngue – português, inglês e libras – é uma das mais importantes.


A inauguração contou com a presença da família de Ronilton Aridal, o popular vereador Grilo, morto em 2016, e que deu o nome à escola. O tio de Grilo, Aleixo Silva, afirmou que é uma satisfação ver o nome do sobrinho eternizado em uma escola que se tornará referência para toda a região. “Ficamos felizes ao saber que o meu sobrinho receberia essa justa homenagem. Estamos honrados. Gostaríamos que ele estivesse aqui para saber o quão querido era, mas tenho certeza que ele está feliz onde quer que esteja.”

O secretário Edilson Valadares falou sobre a inauguração. “É motivo de orgulho estar inaugurando essa importante obra, pois essa era uma das principais metas dessa gestão. Tenho certeza que essa obra servirá como exemplo para outras cidades do Pará e do Brasil.”

Rael da Marcenaria, presidente em exercício da Câmara Municipal de Canaã, destacou a fundamental importância da nova unidade para o município. “Nós sabemos que a principal base para qualquer sociedade é a educação e vemos aqui nascer uma escola que tem tudo para dar certo. O governo está de parabéns pelo trabalho e nós estamos felizes por poder colaborar com esse trabalho.”

No total, a escola possui uma área de 3 mil metros quadrados, 12 salas de aulas, quadra poliesportiva coberta, laboratório e quadra de areia. Tal estrutura foi elogiada pelo governador Helder Barbalho, que veio a Canaã para a inauguração. “Tenho a felicidade de vir a Canaã sempre para ver obras sendo inauguradas. E desta vez temos a felicidade de ver uma escola deste porte, que funcionará em tempo integral ser entregue. Canaã está de parabéns pelo grande investimento em educação.”

Na data, o governador afirmou que já autorizou o asfaltamento da estrada que interliga Canaã ao Posto 70. “Eu sei da importância dessa via para Canaã dos Carajás e sou consciente dos benefícios que ela trará para essa gente. Portanto, a Secretaria de Transportes Estadual já foi autorizada a asfaltar essa via.”

O vice prefeito Alexandre Pereira afirmou que Canaã avança muito adotando a educação integral. “Esse é um sonho antigo que nós temos. Os resultados de escolas em tempo integral são reconhecidos e Canaã agora tem a sua própria. Tenho certeza que esses alunos só têm a ganhar com essa estrutura de ensino.”

A placa de inauguração da escola foi descerrada pelos autoridades presentes no evento. O prefeito Jeová Andrade afirmou que a nova escola é a mais importante obra da história da educação na região. “Essa é a primeira de muitas outras; o início de um novo tempo para a nossa educação. Nossa meta é que todas os nossos alunos sejam atendidos em tempo integral. Agradeço às equipes da Semed pela árdua dedicação para que isso acontecesse. Todos estão de parabéns. Esse é um investimento para o futuro das nossas crianças.”

Toda a cerimônia de inauguração foi transmitida ao vivo pela página do Portal Pebinha de Açúcar no Facebook. Veja aqui todos os detalhes da transmissão.

As aulas na nova unidade escolar terão início já na próxima segunda-feira (8).

Publicidade

Veja
Também