O anúncio foi feito através da conta pessoal do presidente bicolor no Twitter e o clube chegou a confirmar com uma nota oficial, mas, cerca de uma hora depois, Maia voltou atrás e declarou: Nação Bicolor, esclareço que o ofício encaminhado pela CBF não confirma a presença do PSC, mas nos manifestaremos no interesse de participar. Nossas desculpas!’.
Se a ideia proposta pela CBF fosse mantida, o Parauapebas Futebol Clube (PFC) e o Independente de Tucuruí perderiam a vaga na competição nacional.
A ideia apresentada pela CBF no ofício era a de alterar o critério de participação de clubes, proporcionando o ingresso de clubes de Goiás e diminuindo as vagas no Pará. A proposta inicial, de acordo com o documento enviado pelo diretor de competições da CBF, Manoel Flores, é a seguinte:
‘Resumidamente, para 2016, o estado do Pará teria duas vagas ao invés de três. Uma vaga seria do estadual e outra do RNC. As vagas seriam do Remo e do Paysandu, respectivamente. No caso do Pará, a vantagem seria a de garantir sempre dos dois grandes do Estado na competição’.
O formato de competição e o critério para escolha dos clubes no certame, no entanto, ainda seguem sem definição.
Reportagem: ORM News