Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Prestes a se tornar vereador, Rafael Ribeiro concede entrevista ao Pebinha

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

“Quem acompanha minha história sabe o quanto trabalhamos para que isso acontecesse”, disse Rafael Ribeiro logo no início da entrevista concedida à nossa equipe de reportagens do Portal Pebinha de Açúcar, falando da oportunidade que terá de retribuir a confiança que a população nele depositou com 988 votos recebidos nas eleições de 2016, quando pela segunda vez, disputou uma vaga na Câmara Municipal de Parauapebas.

Quando tomar posse, previsto para a próxima terça-feira (19), Rafael Ribeiro será o mais jovem parlamentar de Parauapebas, com apenas 23 anos de idade; é também o primeiro filho de Parauapebas a chegar à Câmara Municipal como vereador, o que, em sua opinião, lhe exige ainda mais responsabilidade.


Rafael Ribeiro iniciou sua militância política nos movimentos estudantis, tendo sido um líder de destaque; o que lhe levou a disputar em 2012 sua primeira eleição a vereador, quando recebeu naquela oportunidade 518 votos. “A exemplo da primeira campanha, a de 2016 também foi uma campanha ‘pé no chão’, sem recursos financeiros. Mas graças ao apoio dos amigos consegui ser o primeiro suplente do PMDB”, admite Rafael, afirmando que o movimento estudantil lhe deu maturidade para agora ser útil na condução do mandato como vereador. E lembra que foi aos 11 anos de idade que iniciou sua trajetória tendo sido líder de turma por sete anos consecutivos, conselheiro escolar da escola Carlos Drummond de Andrade; sendo em 2008 eleito presidente do Grêmio Estudantil da mesma escola, com mais de 80% dos votos, quando tinha apenas 13 anos de idade. Em seguida, na escola Irmã Dulce, com 94% dos votos, foi eleito presidente do Grêmio Estudantil, sendo reeleito.

Toda esta experiência, segundo Rafael Ribeiro, lhe dá capacidade de entender o que passa a juventude e o que necessita a população. E mesmo depois de concluir o ensino médio, ele não deixou de estar presente nas escolas e comunidades para se inteirar das necessidades e problemas.

Agora, com o pedido de licença do vereador José das Dores Couto, o Coutinho, para assumir a gestão de uma secretaria municipal, Rafael assumirá sua vaga, ficando, durante a permanência de Coutinho na pasta do executivo, no cargo de vereador, onde ele diz pretender levar as reivindicações da juventude e discutir bandeiras de campanha que agora se transformam em direcionamento de seu mandato.

O ensino superior é uma das citadas bandeiras, pela qual Rafael diz empenhar esforços com um grande debate com a juventude para chegar a construir a ‘sonhada cidade universitária’. A empregabilidade juvenil que criará oportunidade para os jovens é outra de suas metas. “Isso será possível através da qualificação e inserção no mercado de trabalho o que poderá transformar o jovem em protagonista de sua própria história”, diz Rafael, planejando que seu papel no parlamento de Parauapebas será levar novas ideias e o vigor, característico dos jovens.

O jovem vereador diz que a renovação na política é de extrema importância para que os políticos voltem a ter credibilidade; e em sua opinião, é nesse cenário que a juventude se coloca, com ideias e participação.

Antes de assumir a cadeira na Câmara Municipal, Rafael Ribeiro vem desenvolvendo um excelente trabalho como Coordenador Municipal de Juventude, sendo que apesar da limitação de verba, é bastante elogiado por sua postura. Entre as importantes realizações, ele cita a qualificação de cerca de 300 jovens pelo Pronatec; Copa de futsal do campo e da cidade que envolveu pelo menos 1.500 jovens do campo e da cidade; Importantes debates com a juventude de diversos segmentos: culturais, esportivos, estudantil; intermediação de diversas pautas em Belém e em Brasília; Habilitação da proposta do Estação Juventude que a partir do próximo ano que trará para a Praça da Juventude um espaço para a qualificação profissional e desenvolvimento de atividades com a juventude. “Ações como estas, além de qualificar nossos jovens para o mercado de trabalho, os mantem ocupados, reduzindo assim o índice de criminalidade alarmante que assola o município”, prevê Rafael, lembrando que enquanto Coordenador de Juventude, procurou desenvolver projetos voltados para esse fim.

Agora, como vereador, ele garante que continuará dando apoio à CMJ – Coordenadoria Municipal de Juventude, independente de quem venha assumir sua gestão, já que sua principal bandeira é a juventude. “A grande dificuldade daquela coordenadoria é recursos e contribuirei para que os recursos sejam aumentados”, resume Rafael, prevendo que na sexta-feira, 15, o prefeito Darci Lermen, deverá anunciar seu sucessor.

Reportagem: Francesco Costa / Da Redação do Portal Pebinha de Açúcar

Publicidade

Veja
Também