Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Primeira florada dos ipês enfeita avenidas da cidade

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

“Nos prendemos na diversidade de cores e na inexplicável beleza das flores e nem paramos para imaginar que se estão aqui, certamente, foram plantadas por alguém”, avalia Joana Freire, admirada com o colorido dos ipês que, neste período do ano, nos presenteiam com sua primeira florada.

As árvores plantadas em dois canteiros ao lado da Rodovia PA 275, no centro de Parauapebas, têm história que quem passa por ali nem imagina: elas foram plantadas na década de 90 por moradores pioneiros, com o objetivo de deixar a cidade mais verde e mais bonita neste período do ano.


Além da PA 275, outros pontos da cidade receberam as mudas, que hoje são árvores adultas, exemplo da Rua 5, que exibe orgulhosa a beleza das muitas flores, e também várias avenidas do Bairro Cidade Jardim, que inclusive tem uma avenida chamada “dos ipês”.

Ainda se encontram por Parauapebas várias pessoas que colaboraram com o plantio das mudas de ipês. Uma delas é a aposentada Maria Geralda Dias. Ela lembra o dia em que plantaram as árvores, uma mobilização na cidade. “Formou um mutirão e fomos plantar essas árvores. Hoje elas estão aqui, maravilhosas, para gente poder passar, olhar e curtir”, afirma ela, contando que a ideia partiu de Faisal Salmen, primeiro prefeito de Parauapebas.

Maria Geralda admite que não esperava que tantos pés de ipês continuariam sendo plantados e hoje poderia vê-los com flores amarelas, brancas, tabacos, roxas ou rosas por todos os lugares, dando um toque especial ao cinza, como se tornam as florestas neste período de estiagem, sendo aguardadas todos os anos e “enfeitam” a PA 275, no centro da cidade e em outros bairros como o Cidade Jardim, em seu perímetro urbano, atraindo pessoas que fotografam as belezas.

Esta é a primeira florada dos ipês, um ensaio para trazer ainda mais flores em meados de agosto, quando o período de estiagem é ainda mais intenso.

Belo exemplo para nós, que podemos entender que quanto mais a vida tira de nós mais temos que dar em alegria e beleza.

Os ipês, todos os anos neste período, fazem uma verdadeira exposição, apreciada por muitos que aproveitam para registrar tudo em belas fotos, a exemplo destas que você pode conferir aqui:

Publicidade

Veja
Também