Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Procon lança campanha educativa para proteger consumidores no Dia dos Namorados

Ação reforça direitos nas compras, alerta sobre abusos no comércio e orienta consumidores sobre trocas, garantias e preços

Com o Dia dos Namorados se aproximando, as vitrines já começam a ser tomadas por corações, promoções e ofertas de presentes. E, junto com o clima de romantismo, surge também a necessidade de atenção e responsabilidade nas compras. Pensando nisso, o Procon Parauapebas iniciou uma campanha educativa com foco na orientação do consumidor e na prevenção de práticas abusivas que costumam se intensificar nessa época do ano.

Batizada de “Presente com direitos”, a ação busca reforçar que o respeito ao consumidor deve estar presente em cada detalhe da relação de consumo — seja na loja física, virtual ou nas redes sociais. A proposta da campanha é garantir que os sentimentos envolvidos nas compras não sejam ofuscados por desrespeito às normas previstas no Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Direitos que valem o amor
A campanha destaca pontos-chave para uma compra segura e consciente, como:

  • Direito de arrependimento: em compras feitas fora do estabelecimento físico (pela internet, telefone, redes sociais ou catálogos), o consumidor tem até sete dias após o recebimento do produto para desistir da compra, com devolução integral do valor pago;
  • Troca em loja física: não há obrigação legal de troca por arrependimento (gosto, tamanho ou cor), a menos que o produto tenha defeito. Nesses casos, o lojista deve resolver o problema em até 30 dias. Após esse prazo, o cliente pode exigir troca, reembolso ou abatimento proporcional;
  • Política de preços: os valores dos produtos devem estar claramente visíveis e informados. Caso haja variação de preço conforme a forma de pagamento (dinheiro, cartão, PIX), essa diferença deve ser informada com clareza, como determina a Lei nº 13.455/2017;
  • Proibição de cobrança adicional: o lojista não pode repassar ao consumidor taxas de operadoras de cartão. Se isso ocorrer, o cliente pode acionar o Procon.

Educar também é proteger
De acordo com Linicker Pereira, coordenador geral do Procon Parauapebas, a iniciativa tem como foco o fortalecimento da cidadania e a conscientização da população. “Mais do que fiscalizar, é nosso dever educar. Em datas comemorativas, os consumidores ficam mais expostos a práticas abusivas e, por isso, é essencial levar informação acessível, clara e objetiva à sociedade”, afirma.

A coordenadora de fiscalização do órgão, Kecyla Almeida, também destaca a importância da prevenção: “Evitar surpresas desagradáveis começa com informação. A campanha é um lembrete de que consumir com responsabilidade é uma forma de amor próprio e respeito ao outro”, reforça.

Campanha segue até 12 de junho
A ação segue ativa até o Dia dos Namorados, com orientações nas redes sociais e canais oficiais da Prefeitura de Parauapebas. O Procon também disponibiliza canais de atendimento ao consumidor para tirar dúvidas e registrar denúncias, garantindo mais segurança nas compras e nas relações de consumo durante esse período.

Para dúvidas ou denúncias, o consumidor pode procurar a sede do Procon ou entrar em contato pelos canais oficiais. Neste Dia dos Namorados, além de carinho e presentes, consuma com consciência e defenda seus direitos.

Qual sua reação para esta matéria?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Leia mais

Deixe seu comentário