Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Professor Alderi receberá título de Cidadão Honorário de Parauapebas

Professor Alderi

O professor Alderi Gonçalves, a empresária Rute Muniz, o médico Wengmo Santos e a professora Kátia Lima receberão o título de Cidadão Honorário de Parauapebas.

Os vereadores aprovaram na sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas de terça-feira (2), os quatro Projetos de Decretos Legislativos (PDL) que concedem a honraria aos citados acima.

As proposições foram analisadas pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), que emitiu pareceres favoráveis as quatro. As matérias foram aprovadas por unanimidade pelos parlamentares presentes em plenário e logo foram encaminhadas para as devidas providências da Mesa Diretora. As homenagens serão entregues em sessão solene, em data a ser definida posteriormente pela Casa de Leis.

Confira a biografia dos homenageados:

Alderi Gonçalves

A concessão do título de Cidadão Honorário para o professor foi proposta pelo presidente da CMP, vereador Rafael Ribeiro (MDB), por meio do PDL nº 12/2023.

Alderi Gonçalves dos Santos nasceu em 12 de julho de 1970, em Cabrobó (PE), e chegou a Parauapebas em 1995. Graduou-se em Geografia pelo Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco (CESVASF) e fez pós-graduação em Geografia Humana na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Além disso, é especialista em Gestão Escolar, tem pós-graduação em Marketing Organizacional pela Faculdade Educacional da Lapa e Coaching em Relacionamentos pela Academia Brasileira de Coaching, sendo também consultor financeiro e empreendedor.

Alderi Gonçalves é professor concursado nas redes Estadual e Municipal de Parauapebas, tendo atuado em cargos de diretoria e vice-diretoria. Também chegou a trabalhar na Câmara Municipal de Parauapebas como Assessor de Comunicação. O professor é casado e pai de dois filhos.

Rute Muniz

Foi por meio do PDL nº 13/2023 que o vereador Josemir Silva (Pros) propôs a concessão do título de Cidadã Honorária para a empresária Rute Leles da Silva Melo Muniz.  –

Rute nasceu em 10 abril de 1981, no município de João Pinheiro, mas foi criada em Parauapebas, onde vive desde os três anos de idade. Filha de Geraldo de Melo e Maria José da Silva Melo, iniciou sua jornada nos seguintes trabalhos: prefeitura de Parauapebas por 10 anos e empresa BR Segurança. Em 2007, Rute resolveu montar seu próprio negócio em função dos filhos. Casada com Francisco Sales de Lemos Muniz há 20 anos, tem dois filhos, Ítalo e Heitor.

Frequenta a Igreja adventista desde pequena e desde a adolescência faz parte do Clube de Desbravadores. Neste ano de 2023 está como diretora de Aventureiros e Diretora Associada dos Jovens, e dando apoio aos Desbravadores. Rute tem uma atuação também na área social, pois ajudou muitos jovens a concluir a tão sonhada faculdade, custeando os seus estudos.

Wengmo Santos

É de autoria de Josemir Silva também o PDL nº 14/2023, que concede o título de Cidadão Honorário de Parauapebas para Wengmo Lima Santos.

Wengmo é natural de Grajaú (MA) e reside em Parauapebas desde 2021. Graduado em Medicina, é médico clínico geral e atua no Hospital Municipal. Iniciou sua jornada de trabalho na segunda metade de 2019 em Gurupi (TO). Em 2020 mudou para o estado do Pará. Nesse período trabalhou em Marabá e Canaã dos Carajás no combate a covid-19. Em 2021 chegou a Parauapebas e desde então trabalha com muita dedicação e responsabilidade, com foco em salvar vidas e proporcionar um atendimento humanizado à população.

Kátia Lima

Por fim, o vereador Josivaldo da Farmácia (PP) propôs a concessão do título de Cidadã Honorária para Kátia Luce Saçço Lima, por meio do PDL nº 15/2023.

Kátia Luce Saçço Lima, nascida em Juiz de Fora (MG), é graduada em Pedagogia (CES/ JF), pós-graduada em Supervisão Escolar, Psicopedagogia, Gestão Escolar e Filosofia (PUC/ MG) e Bacharel em Direito (UFPA). Chegou a Parauapebas em fevereiro de 1994 e, há 30 anos atua na área da educação. É funcionária pública efetiva das redes Estadual e Municipal de Educação. Foi professora, coordenadora, Secretária de Educação, Coordenadora da Mostra de artes dos Servidores Público de Parauapebas (MASPP) e, atualmente, é Gestora da Escola Estadual de Ensino Médio Faruk Salmen.

Em março de 2012, foi presenteada com o seu primeiro pet, o Toninho, e passou a se envolver com a causa animal, lutando pela garantia dos direitos e defesa dos animais, tornando-se protetora independente. Desde então, nesses 11 anos, realizou muitos resgates, tirando das ruas seres vítimas de maus tratos e dando á eles dignidade, amor e proteção.

Reportagem: Nayara Cristina

Qual sua reação para esta matéria?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Ei, Psiu! Já viu essas?

Deixe seu comentário