Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Professores de creches municipais recebem alunos nesta segunda-feira (3)

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Durante os dias 30 e 31 de janeiro, mais de 100 educadores da educação infantil (professores das turmas de creche e coordenadores das creches e pré-escolas) participaram das primeiras formações continuadas de 2020, voltadas ao segmento. Os encontros ocorreram na escola Cecília Meireles e na Casa do Aprender.

As formações, que trataram do planejamento, além do papel do professor na educação infantil, evidenciando contexto e prática, tiveram por objetivo principal preparar os educadores para acolher bem os alunos com idades entre 9 meses e 3 anos em seu primeiro dia de aula, na próxima segunda-feira (3).


“Com os professores trabalhamos a temática ‘Acolhimento e Adaptação’, por meio de estudos teóricos, planejamento e a socialização das práticas, experiências e vivências. Tudo com o intuito de oferecer subsídios para o trabalho a ser desenvolvido neste primeiro momento, tanto com os alunos quanto com as famílias”, destacou Elexsandra Silva, técnica pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Ainda segundo a técnica, o papel do educador e sua importância foi bastante focado, uma vez que “o acolhimento precisa ser humanizado, seguro e tranquilo, não só para as crianças, mas também para as famílias, tornando assim o momento prazeroso para todos”.

A professora Leilane Maia, da escola Daise Lorrena, tem mais de seis anos de experiência com a primeira infância. Ela se declara apaixonada por esse período e aposta nas formações para aprimorar suas práticas como educadora.

“Na creche a gente não trabalha letramento, nós estimulamos o desenvolvimento das capacidades humanas, como viver em sociedade, respeitar o próximo. A gente fomenta sonhos, através de brincadeiras, do estimulo à leitura, através de vínculos afetivos. Trabalhamos o desenvolvimento integral da criança. E as formações ampliam nosso foco de atuação e enriquecem nossas práticas”, assegurou Leilane.

AMPLIAÇÃO DOS ATENDIMENTOS

Segundo Marina Silva, coordenadora do Departamento de Educação Infantil da Semed, a rede pública de ensino de Parauapebas possui mais de 2 mil crianças com idade de creche e, com a inauguração de mais três unidades educacionais, previstas para este semestre, este número deve aumentar em 40%.

Publicidade

Veja
Também