Profissionais da comunicação são homenageados na Câmara Municipal de Parauapebas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Dois profissionais de peso, com extenso histórico de realizações feitas em favor de Parauapebas, motivo de notoriedade culminando em reconhecimento na Câmara Municipal de Parauapebas, através do título de Cidadão Honorário.

As homenagens ocorreram em sessões distintas, sendo uma para a jornalista Maria do Amparo Almeida Borges, conforme PDL – Projeto Decreto Legislativo aprovado no dia 8 de setembro; e outra ao repórter cinematográfico João Filho Viana Moraes, popularmente conhecido como Pezão pelos relevantes serviço prestados no município de Parauapebas.


No ato da entrega dos respectivos títulos, foi lido o histórico dos agraciados, uma forma de tornar ainda mais público a história de cada um. Sucedendo a entrega do título, foi a vez dos homenageados usar a tribuna para seus agradecimentos. “De nascimento sou baiana, paraense de coração e, agora, orgulhosamente, parauapebense, graças à generosidade de uma gente extraordinária, que me acolhe como filha e cidadã há mais de 24 anos”, assim, Amparo Borges iniciou sua fala, lembrando ter chegado a Parauapebas em 10 de março de 1997. Porém, mesmo antes de morar em Parauapebas já ouvia falar nessa terra de oportunidades como o melhor lugar no sul e Sudeste paraense para se viver.

De um jeito descontraído, Amparo Borges contou que quando era criança sonhava em trabalhar na Rede Globo: “Eu queria ser, imaginem, queria ser Paquita no programa da Xuxa; depois queria fazer a abertura do fantástico, ou ser atriz. Não importava, eu queria era estar na TV Globo”.
Depois de atuar em assessorias parlamentares de políticos e mandatos distintos, em 2002, foi contratada pela TV Liberal Parauapebas, onde já como mãe solo, se dividindo em tripla jornada, atuou como repórter local, repórter regional, apresentadora e chefe de redação, ganhando desde então, grande visibilidade em seu trabalho. Com seu talento e carisma, Amparo Borges se tornou uma referência no jornalismo sul paraense.
Em 2008, após se desligar do telejornalismo fundou a agência ABCOM, empresa que teve como carro chefe a Revista Olhares. Em 6 anos de atuação intensa, a sua Revista Olhares ganhou por 5 anos consecutivos o Prêmio Mérito Lojista, de melhor revista da cidade, concedido pela Câmara dos Dirigentes Lojistas – CDL de Parauapebas.
Atualmente, é servidora pública concursada da PMP e atua na assessoria de comunicação da Semed. Com o avanço das redes sociais, a comunicadora também se adaptou às novas mídias e se tornou uma personalidade da internet e usa seus perfis nas redes sociais para motivar, incentivar, defender e empoderar suas seguidoras a tornarem-se mulheres fortes e aguerridas, que assim como ela, não fogem à luta.

 

Pezão, que tem como nome de batismo João Filho Viana Moraes, foi criado em Marabá (PA, onde chegou com os pais e os irmãos em 1973.
Profissionalmente, seu amor por televisão vem de muito tempo. Pezão trabalhou na TV Liberal (afiliada da TV Globo) de Marabá, de 1988 até o final de 1994. Em 1995 ele veio morar em Parauapebas e foi trabalhar na antiga TV da CVRD, à época, no Núcleo de Carajás.
Depois, em janeiro 1997 entrou na Prefeitura Municipal de Parauapebas e trabalhou na Assessoria de Comunicação (ASCOM) até julho de 2010. Em seguida, foi trabalhar para a TV Liberal de Parauapebas, onde permaneceu até julho de 2014.
João Filho é bastante conhecido em Parauapebas e região, é sempre divertido, alegre e muito querido pelos colegas de profissão. Ele é dono do maior acervo de vídeos da história da nossa cidade. Já postou em suas redes sociais inúmeros vídeos, que vão desde o afastamento de um prefeito, inaugurações de obras diversas, e eventos culturais e esportivos, sempre com muitas curtidas e compartilhamentos por causa da relevância dos vídeos postados. Verdadeiros documentários históricos de Parauapebas.

Publicidade

veja também