Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Profissionais da saúde de Parauapebas participaram de capacitação sobre Coronavírus

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Considerando a necessidade de atualizar as equipes médicas e de enfermagem sobre os novos procedimentos para a vigilância da Influenza e manejo dos casos de síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e dos avanços de epidemia de gripe causados pelo novo Coronavírus (COVID-19), em todo mundo e os primeiros casos confirmados em território nacional, a Prefeitura Municipal de Parauapebas, por meio da Secretaria de Saúde realizou nesta última segunda-feira (09), na sala 04 do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), uma capacitação para profissionais de saúde do município sobre SRAG/COVID-19.

De acordo com Gilberto Laranjeiras, secretário de Saúde, mais de 100 profissionais distribuídos em dois horários participaram da capacitação ministrada pelo infectologista Dr. Tiago Fonseca, que falou sobre a importância do alinhamento entre os seguimentos de saúde para o combate ao vírus. “É importante que toda a equipe de saúde do nosso município esteja alinhada, desde a atenção básica, profissionais que trabalham na UPA, médicos e enfermeiros estejam padronizados de forma adequada para o atendimento de possíveis atendimentos a pacientes com suspeita de Coronavírus”.


Durante a capacitação, foram abordados aspectos como definição e notificação de casos, manejo clínico, vigilâncias epidemiológica e laboratorial, além de coletas e análises diferenciais. De acordo com o secretário adjunto da Saúde, Paulo Vilarinhos, o Município de Parauapebas está totalmente preparado e capacitado para atender um possível paciente infectado. “Esta capacitação tem o intuito de preparar a rede pública do nosso município em eventual circulação do vírus. De acordo com o Ministério da Saúde, não há confirmação da doença no Estado do Pará, porém, nossa rede de saúde pública está capacitada para detectar e atender um paciente infectado com o vírus COVID-19”, explica Paulo Vilarinhos.

Segundo o Ministério da Saúde, até a última segunda-feira (09), existem 25 casos confirmados da doença no Brasil, sendo 04 por transmissão local e 21 casos importados. Dos 25 casos confirmados de coronavírus, 16 estão em São Paulo, 03 no Rio de Janeiro, 02 na Bahia, 01 em Alagoas, 01 no Espírito Santo, 01 em Minas Gerais e 01 no Distrito Federal.

O infectologista Dr. Tiago Ferreira, orienta a população com medidas simples de prevenção. “É importante que a população tome medidas básicas para evitar contaminações, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobri o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.”

O que é coronavírus? (COVID-19)

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19). Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

Publicidade

Veja
Também