Publicidade

Profissionais de saúde orientam sobre prevenção de doenças do aparelho circulatório

Adilson Santana – Cardiologista

As doenças cardiovasculares são os principais agentes de mortalidade no mundo com estimativas para que até 2020 sejam a causa de aproximadamente 25 milhões de óbitos, sendo 19 milhões deles em países de baixa e média renda. A maioria das doenças cardiovasculares pode ser prevenida por meio da abordagem de fatores comportamentais de risco – como o uso de tabaco, dietas não saudáveis e obesidade, falta de atividade física e uso nocivo do álcool –, utilizando estratégias para a população em geral.

Leia nesta reportagem as orientações de profissionais específicos na área de saúde. O cardiologista Adilson Santana, falando das causas e fundamentos das doenças cardiovasculares; o personal trainer Fábio José, esclarecendo da importância dos exercícios e atividades físicas na prevenção da doença; e a nutricionista Laine Carrera, dando dicas de boa alimentação para se manter longe do susto de um infarto.


De acordo com o cardiologista Adilson Santana, além dos bons hábitos, ter uma avaliação médica no mínimo uma vez por ano, pode ser uma das formas de ser surpreendidos com alguma doença cardiovascular. Se o indivíduo tiver histórico familiar prévio, a rotina medica deve se iniciar a partir dos 30 anos de idade para verificar alterações que, corrigidas, previnem a surpresa de eventos graves. Um atenuante para os tempos atuais, de acordo com o médico, é a difusão dos benefícios de exercícios físicos; porém, o agravante para que as pessoas tenham, cada vez mais cedo, doenças cardiovasculares é a ausência de estruturas esportivas nas escolas, o que era comum em tempos recentes. “Não faz muito tempo que os jovens praticavam esportes nas escolas; andavam, jogavam basquete ou outra modalidade. Hoje em dia, se aluga um prédio e transforma em uma escola e fabricam pessoas para serem aprovadas em concursos e vestibulares”, alerta Adilson Santana, afirmando que esse modelo escolar também contribui para o desenvolvimento de várias doenças por não incentivar as pessoas, deste a primeira infância, a se exercitarem com a prática regular de esportes.

Fábio José – Personal Trainer

 

Falando em aliar movimento com saúde, o personal trainer Fábio José explica que o exercício físico caracteriza-se pela intensidade e intenção; diferente da atividade física que não é feita de forma intencional, mas, sim natural. “Toda atividade física é indispensável para a prevenção de doenças, entre elas, as cardiovasculares. Sendo um risco muito forte o caso de a pessoa ser sedentária o que, quase sempre, leva a obesidade”, orienta Fábio, dando como marcador externo.

Porém, além dos exercícios ou atividades físicas é de grande importância a alimentação para a manutenção da saúde; conforme explica a nutricionista Laine Carrera, dizendo que, independentemente da idade ou estado de saúde da pessoa, a alimentação precisa ser equilibrada não sendo necessária a retirada de todo carboidrato, gordura ou proteínas. O que é preciso é equilibrar esses macros nutrientes buscando diversificar ao máximo possível para que se tenha uma variedade de vitaminas e minerais.

Laine Carrera – nutricionista

 

Quanto a alimentação preventiva, a nutricionista orienta que deve ser iniciada ainda durante a gestação sendo que a microbioten intestinal da criança tem relação direta com o que a mãe consumiu durante a gestação; por isso os hábitos das crianças já estão geneticamente predefinidos através da alimentação da gestante. “Quando a pessoa já apresenta problemas cardíacos deve ser avaliado individualmente a partir de todos os exames laboratoriais com verificação de pressão e o que a pessoa tem de doenças correlacionadas”, define Laine, dizendo que quando a pessoa já apresenta doença cardiovascular é preciso trocar o caminho do supermercado pelo da horta, pois, é inevitável que se faça redução de peso.

Compartilhe essa notícia

Tags

Veja também

Pebinha de Açúcar Comunicação e Marketing
LTDA-ME – CNPJ: 05.200.883.0001-05
Parauapebas – Pará – Brasil
(94) 99121-9293 (whatsapp) | (94) 98134-2558

Acompanhe o Pebinha nas redes sociais

Copyright © Pebinha de Açúcar – 2018. Todos os Direitos Reservados.

Fechar Menu