Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Programa “Asfalto por todo Pará” conclui obras de pavimentação em Parauapebas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

“Por todos esses anos, nós vínhamos sofrendo com tanta poeira. As crianças só viviam doentes. No período de chuvas, tudo se transformava em lama e vários buracos surgiam”, disse Maria de Fátima Martins, moradora há quatro anos da Rua 8, do Bairro Jardim Eldorado, em Parauapebas, referindo-se à conclusão das obras do Programa Asfalto por todo Pará no município de Parauapebas, na região Carajás.

“Agora é diferente, a nossa vida mudou para melhor e eu só tenho a agradecer, porque o Governo realizou o nosso sonho e garantiu qualidade de vida para a nossa população”, diz ela. Foram 10 quilômetros de asfalto para as Ruas 7 e 8, do bairro Jardim Eldorado, além de outros serviços.


“Não é simplesmente o asfaltamento. Há toda uma preparação, por isso o serviço inclui a terraplanagem, calçadas laterais, a drenagem superficial através de meio-fio. E assim, reordenamos a via urbana, garantimos melhor mobilidade tanto para veículos, quanto para pedestres e qualidade de vida, além de promover a valorização dos imóveis por onde passar a obra”, afirma o titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), Ruy Cabral.

O Programa Asfalto por todo Pará já foi implantado em mais de 60 municípios paraenses e avança com as obras

Morador da Rua 7 do bairro Jardim Eldorado, Agenilson Batiza de Silva está feliz com a nova rotina após a conclusão das obras.

“Quando chovia os alunos não conseguiam nem ir para escola, os ônibus não entravam na rua por conta de tanta lama. Hoje temos carro-pipa, ônibus escolar. O pessoal faz caminhadas nas novas calçadas”, assegura.

“Agradecemos pela obra maravilhosa. Ela resolveu o nosso problema. Estávamos precisando”, complementa Márcia Silvia, moradora do bairro Jardim Eldorado há mais de seis anos.

O Programa requer um trabalho integrado com os municípios. “Estamos em contato frequente com as prefeituras, que identificam os bairros com maiores necessidades e nos auxiliam para a viabilidade do projeto. Independente das características econômicas e do tamanho dos municípios, nós estamos intervindo para ajudar no desenvolvimento urbano”, assegura o secretário.

O Programa Asfalto por todo Pará já foi implantado em mais de 60 municípios paraenses.

BELÉM

A meta inicial do Governo do Estado era implantar 60 km de asfalto novo, além de serviços de terraplenagem, meio-fio e calçadas em 11 bairros da capital e nos distritos de Outeiro, Mosqueiro e Icoaraci.

O governador Helder Barbalho anunciou, contudo, que o programa será expandido para 100 km no território de Belém.

“Priorizamos os bairros em que estão localizados os territórios de pacificação para facilitar a acessibilidade em razão da envergadura desse projeto”, afirma o secretário.

MAIS INFRAESTRUTURA

Inicialmente, foi estabelecida a pavimentação de 504 km distribuídos por municípios de todas as 12 regiões de integração do Pará. Entretanto, o governador solicitou a adição de mais 500 km ao Programa.

“Por entender a necessidade de infraestrutura dos municípios e a importância para a qualidade de vida da população, o Governador tomou essa decisão espetacular. Ele autorizou a Sedop a fazer um novo levantamento para que possamos liberar mais 500 km de pavimentação. Estamos na fase de avaliações e devemos estar licitando o projeto até o final deste ano. Se tudo correr dentro da normalidade, no início de 2021 já iniciaremos o ‘Asfalto por todo Pará 2′”, assegura Ruy Cabral.

Publicidade

Veja
Também