Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Programação em alusão ao Dia do Psicólogo será realizada em Parauapebas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

No dia 27 de agosto comemora-se o dia do psicólogo(a). Mais de 200 mil profissionais brasileiros exercem essa profissão que, só no país, já tem mais de 50 anos. Eles têm deixado seus consultórios e procurado novas formas e espaços de escutar e ajudar a população.

Para ingressar em um novo emprego, passa-se por um psicólogo. Para provar estar apto a dirigir em nossas ruas também. Para realizar determinadas cirurgias, para que se tenham garantidos os direitos fundamentais, para enfrentar dificuldades pessoais ou familiares, para descobrir uma vocação, para tomar uma decisão, para aliviar uma dor… Quase todas as pessoas já precisaram ou precisarão do serviço de um psicólogo ou, para ser mais fiel à realidade, de uma psicóloga, já que 88% dos profissionais da psicologia são mulheres.


Então, o que uma profissão marcadamente feminina e em franca busca de novas identidades e lugares pode contribuir para a sociedade? Que outros saberes e fazeres ainda faltam ser inventados para que o profissional psicólogo seja reconhecido não apenas com jornadas de trabalho e salários justos, mas também com dignidade?

Os recentemente alcançados 5 mil profissionais atuando nos estados do Pará e Amapá – área abrangência do Conselho Regional de Psicologia 10ª região – estão conseguindo alcançar a população desses dois estados em todas ou na maioria de suas demandas?

As respostas para as perguntas acima ainda demorarão a serem encontradas, mas a comunidade de Parauapebas e região pode ajudar a encontrar caminhos possíveis quando buscam o profissional para o diálogo.

É com esse intuito que gostaríamos de convidar a todos para a programação que segue abaixo.

Dia 13 de agosto – 18h – Plenarinho da Câmara Municipal de Vereadores
Palestra “Medicalização da Infância e da Educação” – Marilene Proença (professora da USP) – ENTRADA FRANCA

Dia 25 de agosto – das 8h às 12h – Sala de Video Conferencia do CEUP
Minicurso: “Autismo” – Edna Moia (Psicóloga da SEMSA) – INSCRIÇÕES GRATUITAS E LIMITADAS SOMENTE PARA PROFISSIONAIS DE NIVEL SUPERIOR

Dia 25 de agosto – das 14h às 18h
Cine Psi – Filme “X + Y” – ENTRADA FRANCA
Mesa Redonda “Infância e Juventude” – Ozilea Costa e Andreia Souza – ENTRADA FRANCA
Autor: Wagner Dias Caldeira – Psicólogo, representante do Conselho Regional de Psicologia 10ª região Pará/Amapá.

Publicidade

Veja
Também