Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Projeto pede que Dia da Consciência Negra seja incluso no calendário de eventos de Parauapebas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Através da Indicação de número 94/2015, apresentada e aprovada durante Sessão Ordinária realizada nesta terça-feira (1) na Câmara Municipal de Parauapebas, a vereadora Eliene Soares (PT) sugeriu que o dia 20 de novembro, “Dia Nacional da Consciência Negra” seja incluído no calendário oficial de eventos do município de Parauapebas.

+ informações


O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado, no Brasil, em 20 de novembro. Foi criado em 2003 e instituído em âmbito nacional mediante a lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, sendo considerado feriado em cerca de mil cidades em todo o país e nos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro por completo através de decretos estaduais. Em estados que não aderiram a lei, a responsabilidade é do prefeito, que decide se haverá o feriado no município. A ocasião é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.

A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de “Zumbi dos Palmares”, em 1695. Sendo assim, o Dia da Consciência Negra procura remeter à resistência do negro contra a escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1549).

Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. A instituição procura evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.

Publicidade

Veja
Também