Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Projeto permitirá que vários presos de Parauapebas saiam das celas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

A ideia, segundo os juízes criminais de Parauapebas, é dar oportunidade aos presos de bom comportamento para não ficarem em um espaço como cela. Trata-se de um projeto do Poder Judiciário em parceria com a SUSIPE (Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará) que ainda está sendo alinhado nos gabinetes.

Com a aprovação do projeto, os presos de bom comportamento, deixarão as celas e passarão a ficar em uma casa, ao lado da carceragem que fica localizada no Bairro Rio Verde, tendo em suas mãos as chaves de seu próprio quarto, como se fossem suas respectivas casas. “Um projeto inovador que acredito dar certo. É uma chance de confiança franqueada pelo judiciário”, planeja Murilo Sousa, Diretor da Unidade Prisional em Parauapebas, detalhando que o preso passará a viver como que em uma prisão domiciliar, sendo propício para os que estão em regime semiaberto e após passarem o dia em seus trabalhos, retornam e que tenham a noite sem precisar estar na cela com outros detentos em condições diferentes.


Ainda de acordo com Murilo, a casa penal em Parauapebas está vivendo um novo momento em que 80% dos presos têm bom comportamento, mas que para sair da cela e passar a viver na casa, será avaliado ainda as reincidências e o tipo de crime cometido, observados pelos juízes, promotores e defensores.

Murilo fala ainda que o novo tratamento dado aos presos tem reduzido a reincidência, ou seja, a casa prisional tem cumprido seu papel que é de recuperar o detento e fazer com que ele não volte à criminalidade. Além dos cursos e da forma de tratamento dado aos elementos, ele diz que o trabalho de evangelização feito por várias igrejas dentro da carceragem tem auxiliado na construção de paz naquele lugar.

Reportagem: Francesco Costa / Da Redação do Portal Pebinha de Açúcar

Publicidade

Veja
Também