Pesquisar
Close this search box.

Projeto seleciona estudantes para pesquisa ambiental sobre mudanças climáticas em Parauapebas

Climate change and Global warming concept. Burning leaf at land of cracked earth metaphor drought and Green leaf with river and beautiful clear sky metaphor Abundance of Nature.

Iniciativa financiada pelo Fundo da Criança e do Adolescente prevê bolsas mensais e articulação para participação na COP 30, em Belém

Está aberto o processo seletivo para a escolha de 17 alunos do ensino médio da EEEM Eduardo Angelim Anexo VII – Cedere I, localizada na zona rural de Parauapebas, que irão participar do projeto de pesquisa “Mudanças Climáticas na Região de Carajás nos últimos 15 Anos”. A iniciativa é uma parceria entre o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMDCAP) e a empresa Amazon Sar, com coordenação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDCAP).

O edital foi publicado na última quarta-feira (21), no Diário Oficial do Município, e estabelece diretrizes para participação dos alunos em um programa educacional que alia teoria, prática científica e visitas técnicas, além do recebimento de bolsa mensal de R$ 350,00 entre os meses de junho e novembro de 2025 (exceto julho).

Educação ambiental com foco na juventude
Com foco na formação cidadã, ambiental e científica de adolescentes entre 14 e 17 anos, o projeto busca despertar o interesse por temáticas relacionadas às mudanças climáticas e sustentabilidade. As atividades incluem aulas teóricas, pesquisa de campo, oficinas práticas, visitas à Mina de Ferro da Vale e ao Parque Nacional dos Carajás, além da produção de um artigo científico.

O objetivo é promover a integração entre educação e proteção ambiental, estimulando o protagonismo juvenil em pautas socioambientais urgentes e preparando os estudantes para a atuação ativa em suas comunidades.

Critérios e inscrições
Para participar, os candidatos devem estar regularmente matriculados no ensino médio da EEEM Eduardo Angelim Anexo VII, ter entre 14 e 17 anos, demonstrar interesse pelas temáticas ambientais, e apresentar autorização dos responsáveis, além de uma carta de motivação com no mínimo 21 linhas.

As inscrições podem ser feitas até o dia 23 de maio, presencialmente, por meio da direção da escola, ou por e-mail, com o envio dos documentos para comdcap@parauapebas.pa.gov.br.

A seleção dos bolsistas será feita com base em três critérios principais: carta de motivação, histórico escolar e entrevista presencial, todos avaliados por uma comissão do COMDCAP.

Etapas e possíveis representantes na COP 30
As atividades do projeto terão início em 1º de junho, com a aula inaugural. Ao longo da execução, o COMDCAP pretende articular com órgãos competentes a possibilidade de que ao menos cinco alunos selecionados participem como representantes do projeto na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que ocorrerá em Belém, em 2025.

A escolha desses representantes será baseada em critérios como engajamento nas atividades, contribuição para o artigo científico e capacidade de comunicação.

Financiamento e legalidade
O projeto é financiado integralmente com recursos do FUMDCAP, conforme previsto na Lei Municipal nº 4.572/2014, que permite o investimento em ações de proteção integral à criança e ao adolescente, especialmente nas áreas de educação ambiental e sustentabilidade.

A proposta foi aprovada por unanimidade em reunião ordinária do COMDCAP em janeiro e ratificada na reunião extraordinária de 8 de maio, já sob a nova composição do Conselho para o biênio 2025/2027.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail comdcap@parauapebas.pa.gov.br ou diretamente na sede do Conselho, localizada na Rua 11, nº 21 – Chácara do Sol.

Qual sua reação para esta matéria?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Leia mais

Deixe seu comentário