Iniciativa financiada pelo Fundo da Criança e do Adolescente prevê bolsas mensais e articulação para participação na COP 30, em Belém
Está aberto o processo seletivo para a escolha de 17 alunos do ensino médio da EEEM Eduardo Angelim Anexo VII – Cedere I, localizada na zona rural de Parauapebas, que irão participar do projeto de pesquisa “Mudanças Climáticas na Região de Carajás nos últimos 15 Anos”. A iniciativa é uma parceria entre o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMDCAP) e a empresa Amazon Sar, com coordenação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDCAP).
O edital foi publicado na última quarta-feira (21), no Diário Oficial do Município, e estabelece diretrizes para participação dos alunos em um programa educacional que alia teoria, prática científica e visitas técnicas, além do recebimento de bolsa mensal de R$ 350,00 entre os meses de junho e novembro de 2025 (exceto julho).
Educação ambiental com foco na juventude
Com foco na formação cidadã, ambiental e científica de adolescentes entre 14 e 17 anos, o projeto busca despertar o interesse por temáticas relacionadas às mudanças climáticas e sustentabilidade. As atividades incluem aulas teóricas, pesquisa de campo, oficinas práticas, visitas à Mina de Ferro da Vale e ao Parque Nacional dos Carajás, além da produção de um artigo científico.
O objetivo é promover a integração entre educação e proteção ambiental, estimulando o protagonismo juvenil em pautas socioambientais urgentes e preparando os estudantes para a atuação ativa em suas comunidades.
Critérios e inscrições
Para participar, os candidatos devem estar regularmente matriculados no ensino médio da EEEM Eduardo Angelim Anexo VII, ter entre 14 e 17 anos, demonstrar interesse pelas temáticas ambientais, e apresentar autorização dos responsáveis, além de uma carta de motivação com no mínimo 21 linhas.
As inscrições podem ser feitas até o dia 23 de maio, presencialmente, por meio da direção da escola, ou por e-mail, com o envio dos documentos para comdcap@parauapebas.pa.gov.br.
A seleção dos bolsistas será feita com base em três critérios principais: carta de motivação, histórico escolar e entrevista presencial, todos avaliados por uma comissão do COMDCAP.
Etapas e possíveis representantes na COP 30
As atividades do projeto terão início em 1º de junho, com a aula inaugural. Ao longo da execução, o COMDCAP pretende articular com órgãos competentes a possibilidade de que ao menos cinco alunos selecionados participem como representantes do projeto na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que ocorrerá em Belém, em 2025.
A escolha desses representantes será baseada em critérios como engajamento nas atividades, contribuição para o artigo científico e capacidade de comunicação.
Financiamento e legalidade
O projeto é financiado integralmente com recursos do FUMDCAP, conforme previsto na Lei Municipal nº 4.572/2014, que permite o investimento em ações de proteção integral à criança e ao adolescente, especialmente nas áreas de educação ambiental e sustentabilidade.
A proposta foi aprovada por unanimidade em reunião ordinária do COMDCAP em janeiro e ratificada na reunião extraordinária de 8 de maio, já sob a nova composição do Conselho para o biênio 2025/2027.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail comdcap@parauapebas.pa.gov.br ou diretamente na sede do Conselho, localizada na Rua 11, nº 21 – Chácara do Sol.