Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

PROSAP: Ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto Rio Verde começará em breve

Após a conclusão da segunda etapa da obra, 160 mil habitantes serão atendidos com saneamento básico

Equipe social do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap) realiza entrega de comunicado aos moradores que residem na área do entorno da ETE, localizada na rua Tiradentes, Bairro Rio Verde sobre o início da obra de revitalização e ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto, (ETE), Rio Verde. Essa ação visa manter a população informada sobre o trabalho que será executado, trazendo clareza e tirando dúvidas dos moradores sobre os trabalhos que serão realizados.

“Nosso objetivo é manter a transparência das execuções do Prosap junto à população, informando aos moradores que as obras vão iniciar daqui alguns dias”, disse o sociólogo do Prosap, Yuri Pereira.

O engenheiro sanitarista do programa e fiscal da obra, Carlos Pereira, ressalta a grandiosidade de uma obra deste porte. Essa é uma obra grandiosa. “Trata-se de uma mega estrutura que vai receber esse esgoto que será coletado, por meio das redes coletoras que nós já estamos implantando na área de abrangência do projeto [Igarapé Ilha do Coco]”, explica o engenheiro informando que após a primeira etapa das obras a ETE será capaz de tratar os efluentes em uma vasão máxima de até 336 litros/segundo, elevando a capacidade de atendimento para cerca de 120 mil habitantes; após a segunda etapa (ampliação), a capacidade de tratamento da ETE Rio Verde passará para 461 litros/segundo, podendo atender quase 160 mil habitantes em Parauapebas.

Ainda segundo o engenheiro, promover o tratamento adequado é fundamental para que esses efluentes retornem à natureza em condições aceitáveis pela legislação ambiental, além de aumentar a qualidade de vida dos moradores. “Com essas intervenções, a Prefeitura de Parauapebas, por meio do Prosap, irá garantir que a população tenha acesso à coleta, ao transporte e ao tratamento adequado de todo esse esgoto sanitário e isso está relacionado, diretamente, com a promoção da qualidade de vida da comunidade”, finaliza Carlos Pereira.

Residente há 38 anos no Bairro Rio Verde, Irismar Castro diz que espera que seja uma boa obra para a população. “A gente já sofreu muito e, por isso, espera que essa seja uma boa obra para nós, até porque temos muitas crianças e idosos aqui”.

Ordem de Serviço

A Ordem de Serviço (O.S.) para o início das obras de revitalização e ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Rio Verde foi assinada no último dia 05 de março e contou com a presença do prefeito Darci Lermen.

A obra será executada diretamente pela contratada Infracon Engenharia, e a previsão é que a primeira etapa de obras dure cerca de 26 meses.

Reportagem: Nara Moura

Qual sua reação para esta matéria?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
1
+1
0
Leia também no Portal Pebinha de Açúcar:

Deixe seu comentário