Pesquisar
Close this search box.

Prosap executa obras emergenciais para conter erosão em área de captação de água do Saaep

Intervenções evitam risco de rompimento da adutora e garantem segurança hídrica; projeto inclui ampliação da ETA II para atender mais de 165 mil moradores

O Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap) iniciou uma série de intervenções preventivas para conter processos erosivos nas margens do Rio Parauapebas, especificamente na região de captação de água utilizada pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep). O local abastece as Estações de Tratamento de Água (ETAs) I e II, fundamentais para o fornecimento de água potável no município.

De acordo com o engenheiro civil e fiscal da obra, Fábio Felisberto, os serviços incluem escavações técnicas para dar às paredes da erosão uma inclinação adequada, além do enrocamento com pedras, medida que evita desbarrancamentos e reduz o impacto das chuvas.

“Essa medida evita o desbarrancamento e, em conjunto com o enrocamento, impede que as chuvas provoquem novas erosões. Também estamos realizando a proteção e ancoragem da adutora que atravessa a área, eliminando o principal risco que era o rompimento da tubulação”, explicou.

Outro ponto destacado foi a proteção do fundo da erosão com rochas e a construção de um canal em concreto para direcionar corretamente o escoamento das águas pluviais, prevenindo o surgimento de novos pontos críticos.

Situação preocupante

A erosão identificada apresenta dimensões expressivas: cerca de 8 metros de largura, 15 metros de profundidade e 150 metros de extensão. Segundo o coordenador do Prosap, Thiago Batista, o problema se agravou silenciosamente ao longo dos anos devido à declividade acentuada e à vegetação densa da região. “A cratera formada na área de captação do Saaep representa uma situação gravíssima, que exige ações imediatas para evitar prejuízos à população e riscos à segurança hídrica do nosso município”, destacou.

A previsão é de que as obras sejam concluídas até fevereiro de 2026, embora a principal ameaça — o rompimento da adutora — já tenha sido neutralizada.

Expansão da ETA II

Além das medidas emergenciais, o Prosap segue executando, em parceria técnica com o Saaep, a obra de ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA II). O projeto prevê a implantação de 10 novos módulos de tratamento, ampliando a capacidade de abastecimento para cerca de 165 mil moradores em diversos bairros da cidade.

Com isso, Parauapebas avança em duas frentes estratégicas: a proteção da sua principal fonte de captação de água e a modernização da infraestrutura de tratamento, garantindo mais segurança, eficiência e qualidade no fornecimento à população.

Qual sua reação para esta matéria?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Leia mais

Deixe seu comentário