Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

QUADRO DESAPARECIDOS: Após 34 anos, filho fica sabendo que o pai morreu há dois anos

O jornalista Gabriel Fernandes sonhava encontrar o pai, mas recebeu a notícia que ele morreu há dois anos

É 14º caso de pessoa desaparecida desvendado em dois anos e cinco meses

Um final triste, mas feliz em parte. Assim poderíamos classificar o resultado da investigação sobre o 14º caso de pessoa desaparecida desvendado por mim em dois anos e cinco meses.
Dia 19 de abril, ou seja, na semana passada, o jornalista Gabriel Fernandes de Lima, que trabalha na TV Record de Tucumã (PA), me enviou mensagem dizendo que há 34 anos não tinha notícias do pai dele e gostaria muito de localizá-lo. “Segundo minha mãe, meu pai foi embora quando eu ainda era bebê”, disse ele. Aí me passou os dados do pai: José de Lima Nascimento, filho de José Raimundo do Nascimento e de Ana Josefa de Lima, nascido em 19 de março de 1954 em Iguatu, no Ceará. Com esses dados, o primeiro passo foi entrar em contato com a policial civil de Fortaleza, Adriana Mesquita, que prontamente me atendeu e em pouco tempo me passou as informações de que Seu José de Lima morava no Sítio Chapada, no município de Quixelô, perto de Iguatu, no Ceará. Comuniquei o fato para o Gabriel, que ficou bastante feliz. Estávamos no rumo, mas ainda na metade da investigação. Tentei falar inúmeras vezes com alguém da prefeitura de Quixelô, de emissoras de rádio e da secretaria de Assistência Social da cidade, mas não obtive sucesso. Quando ia começar a nova estratégia de investigação, isto é, entrar em contato com a imprensa da região, o Gabriel tomou a iniciativa e gravou um vídeo fazendo um apelo para localizar o pai dele. Enviou o vídeo para algumas emissoras de rádio e televisão de cidades próximas à Quixelô e o resultado foi imediato. Todo mundo ajudou e divulgou bastante o vídeo e logo chegou notícia sobre Seu José de Lima. Isto porque, o jornalista Alex Santana, do site www.iguatu.com, de Iguatu, foi até ao Sítio Chapada e lá constatou que o Sr. José de Lima realmente morou lá, mas infelizmente havia morrido há dois anos e que sua mulher e filhas ainda moram no local. Entrou em contato com o Gabriel, que imediatamente falou com as irmãs por parte de pai, e foi muito emocionante. A partir daí, já criaram um grupo de família no WhatsApp e todos já estão se comunicando.

O agricultor José de Lima Nascimento, pai do Gabriel, morreu no Sítio Chapada, no município de Quixelô, no Ceará

 

“Agradeço muito o seu apoio Lima Rodrigues. Você foi fundamental e apontou a direção onde meu pai estaria morando. Agradeço a Quelva Patrícia, da Metalbe Metalúrgia, com quem eu tive o primeiro contato e divulgou meu apelo em vários grupos de WhatsApp lá no Ceará. Agradeço ao Cícero Lúcio, da TV Vale Verde da cidade de Juazeiro do Norte, que também compartilhou em suas redes sociais e todos da imprensa de Iguatu, Crato, Barbalha, Quixelô e da imprensa cearense de um modo geral, incluindo o Alex Santana, do site Iguatu.net; o poeta e locutor Lourival Pereira; o Alessandro Moreira, da TV Tem de Tudo, de Iguatu; Joca Barbosa, do programa Supra Sumo, da Rádio WEB, de Sobral; o Antônio do Mercantil, e o locutor Paulo Nascimento, de Iguatu. Todos foram importantes na localização do meu pai e das minhas irmãs”, afirmou o repórter Gabriel Fernandes.

A história da família

O agricultor cearense José de Lima Nascimento morava no distrito de Lagoa Velha, no município de Santo Antônio dos Lopes, no Maranhão. A situação era muito difícil e ele, ainda jovem, no início de 1980, decidiu ir “arriscar” a vida no famoso garimpo de Serra Pelada, no município de Curionópolis (PA). A mulher Maria Fernandes Granjeira Lima ficou em Lagoa Velha. Quatro anos depois ela foi para Curionópolis. O casamento durou 12 anos e o casal teve cinco filhos, dois morreram e três estão vivos: Francisca (hoje, empresária em Caxias-MA), Ribamar (vigilante em Eldorado do Carajás (PA) e Gabriel Fernandes, (jornalista em Tucumã). José de Lima não obteve sucesso no garimpo e acabou indo embora. Anos depois conseguiu entrar em contato com a filha Francisca, no km 70, no município de Marabá (PA). Depois, José perdeu o contato com a ex-mulher e com os filhos no Pará e decidiu voltar para o Ceará, onde constituiu nova família. Deste segundo casamento com a dona Helena, que durou quase 20 anos, teve duas filhas biológicas: Thaís, de 19 anos, e Tainara, de 17 anos, e uma filha adotiva: Janaína. Vivia como agricultor no Sítio Chapada, no município de Quixelô, e aos 65 anos de idade, trabalhando no roçado, sofreu um infarto dia 21 de março de 2019. Foi hospitalizado, mas sofreu outro infarto dia 2 de junho daquele mesmo ano, não resistiu e morreu.

Ribamar é vigilante em Eldorado do Carajás (PA)

 

Ao saber que o pai havia morrido em 2019, o jovem jornalista Gabriel Fernandes ficou muito triste, mas ao mesmo tempo ficou alegre em saber que tem duas irmãs biológicas, uma irmã de criação e sete tios no interior do Ceará: Maria Lima, Sebastião, Diva Lima, Delcina Ana de Oliveira, Zelina Ana, Maurício José e Anderson José do Nascimento. (A tia Madalena Lima já morreu).

Tainara, a irmã mais nova de Gabriel, tem 17 anos e também mora em Quixelô

 

Gabriel fez sua parte. Tentou várias vezes localizar o pai. Infelizmente, quando conseguiu, recebeu a notícia da morte dele. O pai deixou saudade, mas a família Nascimento tentará ser feliz mesmo com a ausência do agricultor e ex-garimpeiro José de Lima Nascimento.

Qual sua reação para esta matéria?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Ei, Psiu! Já viu essas?

Deixe seu comentário