Rádio Legislativa 95.1 FM – Parauapebas inicia o ano de 2021 com mais uma emissora

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

O ano terminou com a sensação de dever cumprido na Câmara Municipal de Parauapebas com a inauguração da Rádio Legislativa 95.1 FM, realizada na manhã desta quinta-feira (31). A conquista da concessão da emissora é um legado deixado pela legislatura 2017-2020.

A inauguração foi precedida de uma sessão solene, que contou com a participação de vereadores atuais e novos eleitos. O até então presidente da Câmara, Luiz Castilho, coordenou os trabalhos da solenidade, que teve uma mesa composta pelos parlamentares Ivanaldo Braz, Joel do Sindicato, Zacarias Marques, Elias da Construforte e o representante do Poder Executivo, o chefe de gabinete do prefeito, José Alves.


Prestigiaram e participaram da solenidade os vereadores eleitos Elvis Silva (Zé do Bode), Israel Barros (Miquinha), Josivaldo da Farmácia, Josemir Silva e Francisco Eloécio.

No ar

A sessão solene foi encerrada pelo vereador Luiz Castilho passando a palavra para o locutor Lobato Monteiro, que deu início ao primeiro programa da Rádio Legislativa 95.1 FM. Durante a atração, os vereadores fizeram descerraram a placa de inauguração e na sequência foram entrevistados. Os parlamentares falaram sobre a importância da Câmara ter uma emissora de rádio e da expectativa para os trabalhos legislativos de 2021.

O programa contou ainda com a participação da presidente do Instituto Legislativo de Parauapebas, Simonia Caetano, a qual a rádio é vinculada e com a apresentação da Banda Legis, composta por servidores efetivos da Câmara.

Luiz Castilho foi o primeiro a falar e relatou a trajetória para obtenção da concessão da emissora. O projeto teve início na gestão de Ivanaldo Braz, ainda em 2015. Seguiu pela administração de Elias da Construforte, quando em 2018 a Câmara conseguiu a autorização para implantar a rádio e, agora, em 2020, ocorreu a implantação e licença de funcionamento pelos órgãos responsáveis na gestão de Castilho.

Castilho explicou que o objetivo da emissora é aproximar a comunidade da Casa de Leis, que é a Casa do Povo. Por isso, todo o investimento foi realizado na intenção de proporcionar a comunidade mais um mecanismo de acesso informação.

“Fico extremamente realizado em inaugurar a rádio na minha gestão. Esta tem sido uma luta de anos e não foi fácil colocar a rádio legislativa no ar. Mas, com muito empenho e determinação nós conseguimos. Porque não basta assegurar os direitos ao nosso povo, é preciso que eles tenham conhecimento destes direitos”, ressaltou o vereador Castilho.

Sonho antigo

O projeto de implantação de uma rádio legislativa na Câmara municipal de Parauapebas era antigo e foram inúmeros os desafios até que a emissora saísse do papel e se tornasse realidade.

Após a batalha para conseguir a concessão da rádio em Brasília, o demorado processo licitatório e a longa montagem dos equipamentos, finalmente o município de Parauapebas tem uma rádio para divulgar em tempo integral as ações parlamentares.

Agora a comunidade poderá se informar a qualquer hora sobre os projetos votados na Câmara, bem como as audiências públicas, sessões ordinárias, solenes e extraordinárias. E, ainda ouvir todos estes trabalhos ao vivo. A nova rádio terá também programas de entrevistas onde a população poderá enviar suas perguntas e interagir com os vereadores.

A emissora será também uma retransmissora da Rádio Câmara FM 96,9, que faz a cobertura jornalística das atividades dos deputados federais.

Publicidade

veja também