Readequação de parquinhos para crianças com deficiência e perfuração de poço artesiano são solicitadas por Rafael Ribeiro

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Vereador Rafael Ribeiro (MDB)

Duas proposições foram apresentadas pelo vereador Rafael Ribeiro (MDB) na sessão da Câmara Municipal de Parauapebas de terça-feira (21).

Parques adaptados


Por meio da Indicação nº 604/2021, o parlamentar pediu a readequação dos parquinhos das praças municipais, com adaptação de parte dos brinquedos para crianças com deficiência ou mobilidade reduzida.

A instalação de brinquedos adaptados nos parques de diversões e áreas de esporte e lazer irá permitir que a criança com deficiência, em geral mais retraída, devido à dependência motora ou mental, desfrute do prazer de brincar, possuindo efeito biológico e psicológico estimulante, contribuindo positivamente com o crescimento pessoal”, argumentou Rafael no texto da matéria.

O vereador informou ainda que a solicitação tem amparo legal na Lei Federal  nº 10.098/2000, que determina que os parques de diversões públicos e privados devem adaptar, no mínimo, 5% de cada brinquedo e equipamento e identificá-lo para possibilitar sua utilização por pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.

Poço e reservatório de água

Já na Indicação nº 605/2021, Rafael Ribeiro solicitou a perfuração de um poço artesiano e construção de um reservatório de água para atender aos moradores da Vila Cedere I, zona rural do município.

Segundo o parlamentar, as famílias residentes da localidade contam com rede de abastecimento de água que não supre a real necessidade local.

Alguns dependem de poços caseiros que secam durante o período de estiagem, tendo estas pessoas que solicitar socorro a vizinhos que tenham poço artesiano particular para ter água para beber e realizar as mais diversas necessidades básicas, ficando desta forma em uma situação complicada, sendo que até mesmo o poço artesiano que abastece a comunidade vem sofrendo com a estiagem, ocasionando a falta de água para mais de mil moradores”, relatou.

Aprovação

As duas indicações de Rafael Ribeiro foram aprovadas e enviadas para as devidas providências do prefeito Darci Lermen e dos gestores das secretarias municipais de Urbanismo, de Esporte e Lazer, de Governo e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep).

veja também