Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Realizada abertura da 1ª Semana Nacional de Redução de Desastres

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

A abertura da 1ª Semana Nacional de Redução de Desastres em Parauapebas ocorreu nesta terça-feira (15), no auditório do Quartel do Corpo de Bombeiros, no bairro Beira Rio, com o treinamento sobre “Atendimento pré-hospitalar” direcionado aos agentes de defesa civil da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec). Ministrado pelo sargento BM Valdireno Gomes Guido, a capacitação consistiu numa aula prática com demonstrações dos atendimentos a serem realizados em pacientes, vítimas de acidentes diversos.

Durante o treinamento, o sargento interagiu com os agentes, pediu para que eles participassem das simulações de atendimento prestado a uma vítima de mal súbito ou trauma, assim como tirou suas dúvidas quanto ao uso de alguns equipamentos durante o socorro. “O objetivo é repassar técnicas básicas, a partir desta aula prática, com demonstrações dos atendimentos de primeiros socorros. A metodologia adotada apresenta situações do dia a dia”, destacou.


Bombeiro Militar a 20 anos, socorrista e técnico em emergência médica, o sargento BM Valdireno informou aos participantes que os Protocolos Internacionais de Atendimento Pré-Hospitalar não admitem que o profissional faça improvisos no atendimento, contudo, no Brasil há situações em que é preciso fazê-los, “em razão de algumas localidades ficarem em áreas remotas e, às vezes, o profissional não dispõe de equipamentos ou material apropriado para o trabalho”.

Para o auxiliar operacional, Adelson Wellington Santos Pereira, de 32 anos, além de importante, o treinamento vai agregar significativamente ao trabalho da Defesa Civil e melhorar o atendimento à comunidade. “Nesta capacitação aprendi muito e tirei dúvidas de como deve ser feita, por exemplo, a massagem cardíaca no paciente”, contou.

O coordenador-adjunto da Comdec, Antônio Jacó Cardoso Ribeiro, explicou que a Semana Nacional de Redução de Desastres visa sensibilizar a sociedade quanto às ações preventivas para redução de desastres, principalmente das comunidades que vivem em áreas de risco.

O treinamento também contou com a participação dos profissionais que integram o Departamento de Engenharia, Segurança e Saúde Ocupacional (Desso), vinculado à Secretaria Municipal de Administração (Semad). O engenheiro de segurança no trabalho, Mauro Andrade Reis, a enfermeira do trabalho, Kelia Nakai, e o técnico em enfermagem no trabalho, Samy Santis, falaram sobre as ações que estão sendo desenvolvidas pelo departamento.

 

Publicidade

Veja
Também