Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Realizada mais uma corrida de cavalos na Vila Sanção

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Em clima de muita descontração, foi realizada no último sábado (27), na Fazenda Santa Maria, mais uma corrida em lombo de cavalo, ou seja, sem sela. O evento contou com a presença de fazendeiros, produtores rurais, vaqueiros e diversas famílias das vilas Sanção e Paulo Fonteles e fazendas e chácaras daquela região.

A Fazenda Santa Maria fica a quatro quilômetros da Vila Sanção e a 56 quilômetros de Parauapebas (PA). Ao lado de uma plantação de milho, o proprietário cedeu uma pequena área dos 350 hectares que possui para a construção de uma pista de corrida de cavalos. É considerado vencedor o cavaleiro que ultrapassar em primeiro lugar a faixa demarcada com cal na pista de 185 metros. Os juízes ficam bastante atentos para conferir o final das corridas e saber quem venceu a disputa.


Tudo começa com o sorteio das duplas que vão participar da corrida e a anotação dos nomes por ordem de inscrição. Este controle é feito pelo empresário Danilo Montezani, proprietário de fazenda na região da Paulo Fonteles, e um dos organizadores da prova. Segundo ele, “o evento é promovido com o objetivo de oferecer um momento de lazer para os vaqueiros e outros trabalhadores de fazendas e chácaras da região”. Danilo disse ainda que a premiação conta com o apoio de empresários de Parauapebas.

O produtor rural José Ribamar da Silva, o Zeca, mora na região da Vila Sanção há mais de 30 anos e é um dos incentivadores deste esporte na zona rural. “Realizamos as corridas de 15 em 15 dias para oferecer uma opção de lazer para os moradores e trabalhadores rurais da região”, disse Zeca, proprietário da Fazenda Santa Maria.

As corridas de cavalos reúnem famílias das vilas Sanção e Paulo Fonteles e de muitas fazendas da região. E todos se divertem com muita alegria. O produtor rural Ermânio do Nascimento Santos e a esposa Maria Zélia disseram que não perdem uma corrida de cavalo. “É um momento de descontração e confraternização com os amigos. Nós gostamos de corrida de cavalo e sempre prestigiamos o evento”, declarou Ernânio.

Duplas de cavaleiros a postos. Vai começar a corrida. A cancela se abre e os cavaleiros saem em disparada. E o grande vencedor de mais uma corrida de cavalo da Fazenda Santa Maria foi o jovem Fernando dos Santos, de 18 anos, que nasceu em São Félix do Xingu (PA) e trabalha como adestrador de animais.

Elias Soares Santos conquistou o 1º lugar na categoria amador e Felipe Paulo dos Santos ficou em segundo nesta mesma categoria.

 

O sol se põe no belo final de tarde na Fazenda Santa Maria e é finalizada mais uma corrida de cavalos com a participação de parentes e amigos.

Depois, já na lanchonete que serve de apoio para aos participantes do evento, é feita a entrega dos prêmios para os vencedores amadores e profissionais. A premiação é em dinheiro vivo e em ração para animais.

O evento contou também com a participação de talentosas crianças em se tratando de narração de versos: Gabriel Gomes, 12 anos e João Tiago, 9 anos, narraram versos que falam sobre amores e o dia a dia no campo e foram bastante aplaudidos pelo público presente. A noite chegou e a festa prosseguiu ao som de muito forró e música sertaneja para alegria de todos.

A cobertura completa da corrida de cavalos na Vila Sanção será apresentada no programa Conexão Rural no próximo domingo (4 de fevereiro) às 9h30 na Rede TV de Parauapebas.

Reportagem: Lima Rodrigues

Publicidade

Veja
Também