Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Recadastramento biométrico obrigatório para mais de 136 mil eleitores inicia com grandes filas em Parauapebas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

As quatro da manhã de hoje, 3, primeiro dia e recadastramento biométrico dos eleitores da 75ª Zona Eleitoral, já tinha eleitor na porta do Posto de Atendimento do TRE em Parauapebas. Tudo para garantir o recadastramento sem tumultos, porém, antes do horário de início do atendimento, a fila já se agigantava.

Uma das eleitoras que estava na fila, Maria Inês, disse que não esperava que no primeiro dia teria tanta gente e por isso chegou as 7 horas. “Confiei que brasileiro deixa tudo pra última hora e pensei que seria uma das primeiras a chegar, mas fiquei surpresa e agora vejo aproximadas 100 pessoas em minha frente”, disse ela com espanto.


A fila continuou a crescer e logo atraiu comerciantes informais que vendem no local lanches, água, e até uma banquinha de plastificação de documentos se instalou próxima à entrada, mas parece que não terá muito sucesso, pois a campanha não é para emissão de documento, mas para revisão das digitais do eleitor e assim tornar dispensável a apresentação de documentos em eleições futuras.

Em Parauapebas foi preparada uma estrutura com 25 guichês de atendimento aos eleitores. A central de recadastramento biométrico está localizada na Rua Rio Branco, Nº 149, Qd 2, Lote 38 no bairro Beira Rio 1.

O atendimento iniciou na manhã desta quarta-feira e acontecerá no horário de 8 ás 17h00 de segunda a sexta-feira. São estimados 976 atendimentos por dia. Os mais de 136 mil Eleitores de Parauapebas terão que comparecer do dia 03/06 até 19/12 no posto de atendimento biométrico para a realização do cadastro.

O atendimento é realizado no sistema de revisão eleitorado, sendo OBRIGATÓRIO o comparecimento para todos os eleitores do município de Parauapebas, sob pena de cancelamento da inscrição eleitoral (título) daqueles que não fizerem o recadastramento;

Quem deve comparecer?

• Todos os eleitores do município – Obrigatoriamente;

• Novos eleitores – alistamento e transferência;

Qual a documentação necessária?

• Documentos oficiais de identificação (certidões, RGs, CTPS, carteiras profissionais, CNH) somente original;

• Título antigo – retenção;

• Comprovante de residência atual;

Consequências ao Eleitor:

• O eleitor que não realizar o recadastramento biométrico até o último dia terá o seu título eleitoral CANCELADO;

• Impossibilidade de votar, não quitação eleitoral, impacto em Programas Assistenciais (bolsa família, seguro defeso, etc.), prejuízo ao cadastro do CPF, que reflete em vários aspectos da vida do eleitor, como aposentadorias e outros benefícios, obtenção de empréstimos em redes bancarias, etc.

Fotos: Bariloche Silva – Da Redação do Portal Pebinha de Açúcar

Publicidade

Veja
Também