Proposta visa reduzir custos, melhorar qualidade de vida dos servidores e impulsionar a economia local
O vereador Léo Márcio, apresentou durante sessão ordinária desta terça-feira, (25/03), a Indicação nº 122/2025 na Câmara Municipal de Parauapebas, no sudeste do Pará, solicitando ao Poder Executivo a redução da jornada de trabalho dos servidores públicos municipais de oito para seis horas diárias. A proposta tem como objetivo otimizar os recursos da administração pública, melhorar a qualidade de vida dos servidores e impulsionar a economia local.
Justificativa da proposta
De acordo com o vereador, a ampliação da jornada de trabalho para oito horas diárias, ocorrida recentemente, gerou impactos negativos, tanto na administração pública quanto no comércio local. Um dos principais problemas apontados foi o aumento de 80% nos gastos com vale-transporte, além da elevação nos custos com energia elétrica, insumos e pagamento de horas extras.
Além do impacto financeiro, a medida afetou diretamente o setor comercial da cidade. Segundo Léo Márcio, com a redução do tempo disponível para almoço e descanso, muitos servidores deixaram de consumir produtos e serviços nos horários comerciais, reduzindo o movimento em estabelecimentos locais.
Outro ponto destacado é a produtividade e qualidade de vida dos servidores. O vereador argumenta que jornadas prolongadas podem levar à fadiga, estresse e queda no rendimento. Ele cita estudos que apontam que a redução da carga horária pode resultar em servidores mais motivados e eficientes, beneficiando diretamente o atendimento à população.
Economia e eficiência na gestão pública
A proposta também visa garantir maior economia para os cofres públicos, permitindo que os recursos antes destinados a benefícios adicionais sejam realocados para setores essenciais, como saúde, educação e infraestrutura.
Diante desses argumentos, Léo Márcio solicitou que o prefeito Aurélio Goiano analise a viabilidade da redução da jornada de trabalho para seis horas diárias, considerando os impactos positivos para os servidores, a administração pública e o comércio local.
A Indicação nº 122/2025 foi apreciada e aprovada pela Câmara Municipal. Agora, a expectativa é que o prefeito Aurélio Goiano possa atender o pedido do líder de seu governo na Câmara Municipal de Parauapebas.
Reportagem: Hilda Barros | Da redação do Portal Pebinha de Açúcar