Relatório de análise com dados sobre o Aedes aegypti deixa Canaã em alerta

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

A prefeitura de Canaã dos Carajás, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Departamento de Vigilância Sanitária, divulgou o Relatório Geral 1º e 2º LIRAa que consiste no levantamento de informações acerca da infestação de Aedes aegypti no município. O resultado da pesquisa permite a identificação de áreas com maior proporção/ocorrência de focos, bem como o de criadouros predominantes.

No relatório foi constatado que, em Canaã, a espécie de aedes predominante na transmissão de Arboviroses é o aegypti. Além disso, foi observado que o município se encontra em estado de alerta para a infestação do vetor. A pesquisa também mostra quais são os principais tipos de reservatórios (focos) de transmissão, são eles pneus, materiais rodantes e lixo.


A prefeitura reforça que, periodicamente, os agentes de combate a endemias têm feito visitas domiciliares reforçando para a população os cuidados básicos de limpeza e armazenamento de materiais para prevenir a proliferação do vetor.

No mês de março, por exemplo, a prefeitura realizou mutirões de limpeza nos bairros Santa Vitória e Vale da Benção para realizar a coleta de materiais com potencial para o desenvolvimento de mosquitos e orientar os moradores acerca do descarte correto. Dessa forma, a secretaria busca diminuir a incidência de focos e minimizar a ocorrência de casos.

veja também