Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Respiradores chegam a Parauapebas para ajudar a salvar vidas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

A semana começou em Parauapebas com a chegada de 20 respiradores que serão usados nos novos leitos de UTI destinados exclusivamente aos pacientes com sintomas de Covid-19. Os aparelhos chegaram na tarde desta segunda-feira, 4, e foram apresentados ao prefeito Darci Lermen no Hospital Geral de Parauapebas (HGP).

A compra dos respiradores foi realizada há um mês, mas chegaram somente agora ao município sob a justificativa de que são muitos os pedidos aos fornecedores devido à pandemia do novo coronavírus.


Sem esconder a ansiedade com a chegada dos aparelhos, o prefeito considerou isso “uma vitória para o município” diante da dificuldade de adquiri-los em momento da grande demanda gerada pela pandemia.

“Foi muito difícil conseguir achar estes respiradores para compra, porém fico muito feliz pois cada ventilador deste tem condições de salvar muitas vidas. Estamos vivendo um momento de transmissão comunitária muito grande, e queremos atender aqueles que precisam de socorro”, enfatizou Darci Lermen.

O secretário municipal de Saúde, Gilberto Laranjeiras, avaliou que, com o aumento de casos no município, os respiradores são de grande importância principalmente para o salvamento de vidas. “Com muita luta, vamos conseguir avançar na saúde para trazer melhoria ao usuário do SUS de Parauapebas”, afirmou ele.

O médico intensivista Sérgio Carneiro endossou: “Estes respiradores irão salvar muitas vidas, pois ajudarão os pacientes no momento que eles mais precisam já que um dos grandes problemas da covid-19 é o comprometimento pulmonar”.

Os respiradores estão em fase de calibragem e até o final desta semana já estarão em pleno funcionamento, o que irá aumentar o número de leitos de UTI disponíveis à população.

Darci Lermen reforçou que a prefeitura tem tomado todas as medidas possíveis e necessárias para que a covid-19 não se alastre na cidade, e voltou a alertar para a importância do isolamento social.

Publicidade

Veja
Também