Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Reunião define demandas para cursos de qualificação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Com objetivo de levantar as principais demandas das empresas locais relacionadas à qualificação de mão-de-obra para capacitar, por meio de cursos e orientação vocacional, os beneficiários de programas sociais em Parauapebas, foi realizada uma reunião nesta quinta-feira (06).

Marcaram presença no encontro representantes do governo federal, estadual e municipal, assim como das demais cidades que serão impactadas pela duplicação da Ferrovia Carajás: Marabá e Canaã dos Carajás. Estiveram presentes também representantes da iniciativa privada, do Serviço Nacional da Indústria (Senai), Serviço Nacional do Comércio (Senac), Serviço Nacional Rural (Senar), Serviço Social do Transporte (Sest) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat).


Durante o encontro, foi apresentado o Programa Acessuas Trabalho, sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), assim como qual será a atuação do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) em Parauapebas por meio do Programa Nacional de Acesso Técnico e Emprego (PRONATEC) no âmbito do Brasil Sem Miséria (BSM).

Como resultado da reunião, foi definido que a empresa Camargo Corrêa, uma das envolvidas na obra de duplicação da ferrovia, deverá refinar a lista de cargos e quantitativo de vagas que poderão ser absorvidas com os usuários formados pelo PRONATEC.

Luciano Maduro, representante do MDS, se comprometeu de verificar a possibilidade de aumentar o número de vagas de cursos ofertados, ainda esse ano, para o município de Parauapebas. Outro encaminhamento da reunião foi o agendamento de futuros encontros entre a equipe do Acessuas Trabalho, secretária municipal de assistência social, Leudicy Leão, e a empresa Vale, a fim de planejar novas ações.

O PRONATEC/BSM oferecerá ao longo de 2013, para a população considerada em vulnerabilidade e/ou risco social, somente no município de Parauapebas, um total de 316 vagas. Entre os cursos a serem ofertados estão: Auxiliar Administrativo; Operador de Caixa; Recepcionista em Serviços de Saúde; Agente Comunitário de Saúde; Almoxarife; Camareiro em Meios de Hospedagem; Recepcionista; Manicure e Pedicure; Vendedor; Pedreiro de Alvenaria; Armador de Ferragens; Pedreiro de Alvenaria Estrutural.

Pronatec e Acessuas
O PRONATEC/BSM oferece cursos de formação inicial e continuada voltados para a inserção no mercado de trabalho, com duração mínima de 160 horas. Os cursos serão ofertados em instituições de reconhecida qualidade no ensino técnico e tecnológico, como as unidades do Sistema Nacional de Aprendizagem (SENAI, SENAC, SENAR, SEST SENAT entre outros).

A Semas executa por meio do Programa Acessuas Trabalho, as ações de mobilização dos indivíduos e famílias em vulnerabilidade social, sobre as oportunidades de acesso e de participação em cursos de formação e qualificação profissional, programas e projetos de inclusão produtiva e serviços de intermediação de mão-de-obra;

Faz parte também do trabalho realizado pela equipe do Acessuas, o encaminhamento de usuários para se cadastrarem no CadÚnico, assim como para o preenchimento das vagas ofertadas em cursos de formação e qualificação profissional; prestar apoio sócio-assistencial, nos casos em que se fizer necessário, aos usuários participantes dos cursos ofertados; oferecer serviço de orientação vocacional; encaminhar para o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) aqueles usuários que não possuem documentação; direcionar para fazer cadastro no Sistema Nacional do Emprego (Sine).

Reportagem: Luciana Queiroz/Karine Gomes

Publicidade

Veja
Também