Nesta segunda-feira, 7, o YouTube anunciou o lançamento da opção Shorts, com proposta parecida com a do TikTok e do Reels, do Instagram, no Brasil. A plataforma permite vídeos na vertical de até 60 segundos, e eles podem ser gravados e editados direto do aplicativo para celular.
Assim como o TikTok, os conteúdos também podem usar trechos de música, em um formato mais curto, de até 15 segundos.
O recurso estará disponível para cerca de 25% dos usuários nos primeiros dias. Nas próximas semanas, ele deverá ser liberado para todos. Todd Sherman, gerente de produto do Shorts, disse que a intenção da companhia com a novidade é “preencher pequenos momentos da vida” com os vídeos curtos.
Desde setembro do ano passado, o Shorts já vinha sendo testado pelo YouTube, quando foi liberado o recurso na Índia. Alguns criadores ganharam acesso antecipado à ferramenta e muitos usuários já podiam navegar por esses conteúdos.
Com o lançamento no Brasil, o Shorts ganhará mais espaço no aplicativo do YouTube. Na página inicial, haverá uma “prateleira” que irá destacar alguns dos vídeos curtos. Eles também vão aparecer entre os vídeos relacionados e terão uma aba dedicada, que possui uma experiência de navegação muito similar ao TikTok com uma rolagem infinita.
O YouTube vai permitir que as pessoas façam remixes e colagens com áudios de vídeos tradicionais, que já estão na plataforma e possuem mais de 60 segundos. A companhia aposta que esse será um de seus diferenciais para a concorrência.