Nesta terça-feira (29), o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (SAAEP), divulgou um comunicado informando que em razão da falta de energia elétrica, desde o início da madrugada, a captação está sem operar, impactando o fornecimento regular de água de aproximadamente 80% da população.
Ainda em nota, o SAAEP afirmou que a concessionária de energia elétrica já foi comunicada e tão logo a energia retorne, o sistema voltará a operar e a normalização do fornecimento ocorrerá de maneira gradativa. “Orientamos a população para que faça o uso racional de suas reservas domésticas”, finalizou a nota.
Falta de organização e planejamento
O Serviço de Abastecimento de Água e Esgoto de Parauapebas (SAAEP), conta com um orçamento invejável de milhões de reais anualmente, orçamento este, que, diga-se de passagem, é maior do que o valor anual disponível para dezenas de prefeituras espalhadas pelo Brasil à fora.
Com tanto dinheiro em caixa, será que a autarquia, que é comandada pelo senhor Elson Cardoso, indicado ao cargo pelo vereador Elias da Construforte, não tem um planejamento para instalar grupos geradores de energia para momentos de emergência como este? Inclusive, o SAAEP conta com equipe de manutenção bastante experiente na área, alguns com mais de sete anos que atuam por lá.
Será que é falta de planejamento ou vontade de resolver o problema? Para que a população não seja a maior prejudicada? Dinheiro, todos sabem que tem, até de sobra! Cabe ao prefeito Darci Lermen chamar a atenção do gestor do SAAEP, que há bastante tempo vem se mostrando incapaz de gerir uma autarquia tão importante como essa e exigir que os problemas sejam sanados.