A equipe de reportagens do Portal Pebinha de Açúcar vem recebendo diversas mensagens de internautas de Parauapebas que estão incomodados com o odor e gosto desagradável que estão sendo sentidos no abastecimento de água que é de responsabilidade do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (SAAEP).
Para comentar sobre o assunto, a reportagem entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da autarquia, que encaminhou uma nota sobre os problemas, confira abaixo na íntegra:
“O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep) esclarece que, com o início do período chuvoso, ocorre uma grande proliferação de cianobactérias que produzem compostos que geram odor e gosto desagradável da água e que não são completamente eliminados com o tratamento convencional.
Para resolver o problema, o tratamento foi ajustado com a adição de carvão ativado e aumento na quantidade de coagulante, a fim de melhorar o processo de purificação. E embora tenham essas alterações, a água é segura para consumo.
O Saaep destaca que é importante que os moradores realizem a lavagem das suas caixas d’água, contribuindo para a melhoria da qualidade do abastecimento em suas residências durante esse período”.