Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Sábado (9) é dia “D” de Vacinação Antirrábica em Parauapebas

Neste sábado, 9, a Prefeitura de Parauapebas, por meio da Coordenação da Unidade de Vigilância de Zoonoses, promoverá o dia “D” da Campanha de Vacinação Antirrábica. A ação ocorrerá em 28 pontos da zona urbana do município, das 8h às 17h, com o objetivo de imunizar cães e gatos a partir dos três meses de idade, exceto os que estiverem doentes.

A vacina antirrábica é essencial para a prevenção da raiva, e graças à eficácia da vacina e campanhas de vacinação, não ocorrem casos de raiva humana transmitida por gatos no Estado do Pará desde outubro de 1994 e por cães desde fevereiro de 2002. No entanto, é importante ressaltar que houve três grandes surtos de raiva humana transmitidos por morcegos hematófagos no Estado, nos anos de 2004, 2005 e 2018.

Parauapebas conta com aproximadamente 40 mil animais entre cães e gatos. A campanha de vacinação antirrábica de 2021 vacinou 21.731 animais, enquanto a de 2023 vacinou, até agora, 19.558 animais. A meta estipulada pela Secretaria de Estado da Saúde do Pará (Sespa) é finalizar o ano de 2023 com a vacinação de 23.363 animais, sendo 16.514 cães e 6.849 gatos.

A médica veterinária, Márcia Ferro, ressalta a importância da vacinação dos animais: “A vacina antirrábica é a única forma de prevenir a raiva em cães e gatos, e é fundamental para garantir a segurança dos animais e da população. A raiva é uma doença grave e fatal, e essa é a melhor forma de proteger nossos animais de estimação e a comunidade como um todo”.

O secretário de Saúde, Alan Palha, alerta a população sobre a importância de levar os animais para a imunização: “A vacinação antirrábica é uma medida fundamental para garantir a saúde pública e a segurança de todos. Pedimos que os tutores levem seus animais, contribuindo para a prevenção da doença”.

Locais de posto de vacinação antirrábica:

Qual sua reação para esta matéria?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Ei, Psiu! Já viu essas?

Deixe seu comentário