A Prefeitura Municipal de Curionópolis por meio da Secretaria Municipal de Saúde vai realizar sábado (22) o dia D da Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica Canina e Felina do município. A meta é imunizar mais 4 mil cães e gatos. Seis postos de vacinação estarão abertos para atendimento dos bichinhos.
O foco da campanha é prevenir a raiva humana. Para alcançar esse objetivo é preciso controlar a circulação do vírus, para isso a única maneira é vacinar anualmente cães e gatos. A vacina antirrábica está disponível pelo SUS e é gratuita. Somente animais a partir de três meses podem receber a vacina.
Como se pega raiva?
A raiva é uma doença viral e infecciosa, transmitida por mamíferos. A transmissão da raiva se dá pela penetração do vírus contido na saliva do animal infectado, principalmente pela mordedura, arranhadura e lambedura de mucosas. O vírus penetra no organismo, se multiplica e atinge o sistema nervoso periférico e, posteriormente, o sistema nervoso central.
Se um cão ou gato morder alguém o que deve ser feito?
Cães ou gatos raivosos apresentam sintomas como agressividade (atacando pessoas e objetos) ou tristeza (procurando lugares escuros), salivação excessiva, dificuldade para engolir, latido rouco e paralisia das patas traseiras.
O que acontece se um humano for infectado?
Vacinar cães e gatos uma vez ao ano.
Se alguém perder o Dia D, o que ela pode fazer para garantir que seu animal seja vacinado?
Quem não conseguir vacinar seu animal no dia D da Campanha deve procurar o posto de saúde Planalto onde será o posto fixo para a imunização.
Procure um posto de saúde mais próximo da sua residência e leve seu animal de estimação para se proteger contra raiva!