Salão de Artes Movimenta Pebas abre chamada para seleção de artistas plásticos de Parauapebas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

O projeto Movimenta Pebas abre chamada para seleção de artistas plásticos de Parauapebas, interessados em participar do Salão de Artes Movimenta Pebas. Podem ser inscritas obras de pintura, aquarela, desenho, gravura e escultura. O total de 20 artistas serão selecionados e os cinco trabalhos mais bem avaliados pelo júri serão premiados e expostos presencialmente no Centro Cultural Parauapebas (CCP). As inscrições podem ser feitas até 5 de junho. Edital e formulário de inscrição estão disponíveis no instagram do projeto @movimentapebasoficial.

O projeto, que conta com patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, chega à sua segunda edição, com a missão de valorizar os artistas da cidade e oferecer uma programação diversificada e totalmente gratuita à população. Neste ano, serão contempladas as áreas de teatro, dança, música e artes plásticas.


A segunda edição do projeto inova e traz como temática as “Expressões do Norte”, com o intuito de reconhecer e valorizar as diversas práticas culturais e os saberes da região. Com esta temática, o projeto visa refletir, por meio de suas ações, a riqueza e a multiplicidade de expressões encontradas no Norte do Brasil, fruto das contribuições dadas pelas diferentes comunidades que habitam a região, na culinária, nas festas, na religiosidade e nas práticas cotidianas.

O Movimenta Pebas tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e é realizado pela Vivas Cultura e Esporte e Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo – Governo Federal.

Inscrições
As inscrições para o Salão de Artes Movimenta Pebas são reservadas a artistas residentes em Parauapebas, com idade mínima de 18 anos e é permitida a participação das pessoas contempladas na primeira edição do projeto. O artista que deseja se inscrever pode enviar fotos de até cinco obras de arte, inéditas e realizadas a partir de 2019. Serão aceitas obras nas modalidades pintura, aquarela, desenho, gravura e escultura, e que contemplem a temática Expressões do Norte.

Seleção
As obras inscritas serão avaliadas por um júri artístico, de acordo com os critérios: qualidade artística, criatividade, originalidade, contemporaneidade e adequação à temática “Expressões do Norte”. O resultado da primeira etapa, com os 20 selecionados, será divulgado no dia 8 de junho de 2022.

A exposição na galeria virtual do Salão de Artes Movimenta Pebas acontecerá a partir do dia 27 de junho de 2022, no site do projeto. Já na segunda fase, 20 obras (uma por cada artista) passarão por um novo processo avaliativo e as cinco obras escolhidas serão premiadas e vão compor a exposição presencial a partir de 6 de agosto no Centro Cultural Parauapebas.

Movimenta Pebas
Desde 2021, o projeto Movimenta Pebas promove, na cidade de Parauapebas, uma extensa programação cultural, totalmente gratuita e com acessibilidade. O projeto beneficiou diretamente mais de 670 artistas, das áreas de artes cênicas, música, audiovisual e artes plásticas. O projeto segue com a missão a valorizar as expressões culturais e a produção artística regional, a formação por meio de atividades ofertadas a artistas e público, sempre pautadas pela diversidade de gêneros e estilos.

veja também