Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

SANTARÉM: Operação Perfuga cumpre mandados em empresa e Câmara de Vereadores

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

A Polícia Civil, em conjunto com o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), deflagrou, nesta quinta-feira (26) a 9ª fase da operação Perfuga denominada “Carros Fastamas”. Foram cumpridos uma prisão preventiva, três prisões temporárias e nove mandados de busca e apreensão, expedidos pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Santarém.

Um dos alvos da operação foi uma locadora de veículos localizada na Avenida Mendonça Furtado, bairro Santa Clara, onde ocorreu busca e apreensão de documentos. Foram presas a filha e a esposa do proprietário. Porém, o empresário não foi localizado. No fim da tarde o Tribunal de Justiça do Pará (TJ-PA) suspendeu a prisão preventiva do empresário e sócio da locadora investigado na operação. Ele não foi encontrado e entrou com novo habeas corpus na justiça para evitar prisão. A operação também cumpriu mandados na Câmara de Vereadores de Santarém. Uma servidora da Câmara foi detida.


As investigações começaram em 2017, mas a fraude ocorria desde 2013 no legislativo santareno. As investigações apontam para um quadro de corrupção sistêmica em que empresas ligadas a um empresário e seus familiares, eram beneficiadas em licitações direcionadas e superfaturadas, mediante pagamento de diárias de veículos locados, sem que efetivamente os carros tenham sido locados.

O desvio do dinheiro público ocorrida de duas formas, uma delas era durante o processo licitatório. Três propostas de empresas diferentes eram apresentadas à Câmara, porém, a mesma locadora sempre vencia a licitação.

A outra forma de fraude ocorrida por meio do pagamento de diárias de veículos locados. A Câmara de Vereadores pagava as diárias sem que os carros fossem efetivamente usados. As diárias passavam de R$ 400 – valor acima do de mercado. Já os contratos de locação chegavam a R$ 80 mil.

Publicidade

Veja
Também