Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

São Felix do Xingu consegue inclusão no PDRS

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Na presença da representante do governo do estado, senhora Maria Amélia, e do subchefe-adjunto de Análise e Acompanhamento de Políticas Governamentais da Casa Civil da Presidência da República, Johaness Eck, o prefeito conseguiu os votos necessários para inclusão do município ao PDRS. A maior parte dos votos veio de movimentos sociais e entidades de classe.

De acordo com o prefeito, várias reuniões foram realizadas ao longo dos últimos anos como forma de apresentar a proposta do município ao comitê gestor do PDRS. Com o apoio do deputado federal Zé Geraldo (PT), o projeto foi aprovado por 17 votos a favor. Quatro foram contra. O projeto teve ainda 4 abstenções e 5 membros do comitê gestor do plano faltaram a reunião e perderam o direito do voto.
“Percebemos que havia uma falha muito grande o fato de o município de São Félix do Xingu ainda não estar incluído no PDRS, uma vez que outros municípios que nem integram a bacia do Xingu já fazerem parte do plano. Estávamos incluídos apenas no consórcio Norte Energia, mas não recebíamos os recursos do PDRS. Ainda bem que conseguimos reverter essa situação na última sexta-feira”, comemorou o prefeito.


Benefícios

A partir de agora, diz João Cleber, o município passa a receber partes dos recursos que serão destinados aos doze municípios membros do PDRS. Estes recursos serão utilizados para atender os movimentos sociais e a infraestrutura dos municípios.
João Cleber informou ainda que, até o dia 30 de julho, serão apresentados por técnicos do município os projetos de interesse da cidade. Estre as prioridades estão o sistema de abastecimento de água, a pavimentação asfáltica, a eletrificação rural, além das melhorias nas estradas. “Esperamos, com isso, melhorar o desenvolvimento social da cidade, trazendo novas indústrias como forma de garantir emprego e renda e, acima de tudo, a qualidade de vida do povo de São Felix do Xingu”, almeja Cleber.

Radiografia

“São Félix do Xingu possui mais de 100.000 habitantes e uma grande desigualdade social. O índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é baixo e possui um alto nível de vulnerabilidade social. Por isso a importância de ter município incluso no PDRS”, defendeu o prefeito.

PDRS

O Comitê Gestor é formado por representantes dos governos federal, estadual e municipais, sociedade civil organizada, indígenas, movimentos sociais e trabalhadores rurais, organizações ambientais e a empresa Norte Energia, que investirá R$ 500 milhões no PDRS. O Plano distribui anualmente cerca de 60 milhões de reais aos municípios que integram a área de abrangência do PDRS e da Usina Hidrelétrica de Belo Monte. Os recursos são bancados pela empresa Norte Energia, detentora da concessão de implantação e funcionamento da Usina Hidrelétrica de Belo Monte.

Reportagem e foto: Wesley Costa

Publicidade

Veja
Também