Superintendente destaca interiorização das ações e capacitação de empreendedores para ampliar oportunidades durante o evento global
O diretor superintendente do Sebrae Pará, Rubens Magno, esteve em Parauapebas, sudeste paraense, como parte de um circuito de visitas aos municípios paraenses visando a preparação para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP 30). Durante sua passagem, ele se reuniu com a imprensa local para apresentar as estratégias do Sebrae para interiorizar seus serviços e capacitar empreendedores da região.
Segundo Magno, a vinda da conferência climática para Belém representa uma oportunidade única para o estado. “Nosso objetivo é continuar o processo de interiorização do Sebrae, escutando nossos colaboradores e empreendedores, para aplicar nossas técnicas e produtos de forma adequada. Queremos que não apenas Belém, mas outros municípios do Pará, estejam preparados para receber os visitantes e aproveitar esse momento de visibilidade global”, destacou.
Uma das iniciativas em andamento é a estruturação de rotas turísticas, como a Rota Carajás, que busca capacitar empreendedores para oferecer serviços de qualidade. “Já começamos um trabalho que envolve trilhas de capacitação para melhorar o atendimento, fortalecer marcas e até traduzir cardápios para outras línguas. Queremos que turistas que vierem para a COP 30 conheçam outras regiões do Pará, como Carajás”, explicou o superintendente.

A diretora técnica do Sebrae Pará, Domingas Ribeiro, ressaltou a importância de preservar a identidade cultural do estado durante esse processo. “O Pará tem uma riqueza única, desde suas florestas até sua gastronomia e economia criativa. Nosso trabalho é garantir que os empreendedores estejam preparados para receber visitantes sem perder nossa regionalidade”, afirmou.
Já a diretora do Sebrae Parauapebas, Ana Suzy, enfatizou o potencial turístico da cidade e a necessidade de valorização dos atrativos locais. “Temos lugares incríveis que ainda são pouco explorados. Nosso papel é preparar os empresários para comercializar seus serviços, fortalecendo toda a cadeia do turismo”, disse.

A reunião também contou com a participação de jornalistas locais, como Andrea Reis, que destacou a relevância dessa interação entre o Sebrae e os profissionais de comunicação. “Divulgar nosso turismo e sustentabilidade é essencial. Essa aproximação com o Sebrae certamente fará a diferença”, afirmou.

O encontro em Parauapebas reforça o compromisso do Sebrae Pará com a capacitação dos empreendedores e a inclusão dos municípios no cenário da COP 30, ampliando as oportunidades de negócios e desenvolvimento para a região.
Reportagem: Hilda Barros | Da redação do Portal Pebinha de Açúcar